Author: Blog da Jake
•16:27
O processo de formação do território brasileiro congregou diferentes grupos humanos, este encontro não se deu de forma harmoniosa. Somente a partir da segunda metade do século XIX é que povos de outras etnias passaram a fazer parte da composição da população brasileira como os imigrantes europeus (espanhóis, italianos, alemães, eslavos, etc) e asiáticos (árabes e japoneses), povos que, fugindo de guerras e da pobreza que assolava seus países de origem aportaram no Brasil em busca de melhores condições de vida.
Todo este prévio cenário histórico, nos faz ser um povo de uma miscigenação diversificada devido a forma com que cada componente formador agrupou-se. A herança de ritmos, comida, artefatos e trejeitos, advindas dos povos indígenas e negros foram incorporadas e aceitas em nosso meio, porém no que diz respeito aos credos e crenças expoente maior destes povos, foram e são amputados e discriminados a ponto de depois de 100 anos de separação da ocorrência legal da abolição da escravatura ainda vermos os semelhantes constrangendo, discriminando e as vezes até impondo poder de vida e de morte aqueles considerados menores, por possuírem cor e filosofia de vidas diferenciadas, nesta perspectiva, reflita com seu grupo como amenizar esta situação.
|
This entry was posted on 16:27 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

15 comentários:

On 23 de setembro de 2010 às 06:07 , Unknown disse...

A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos. O Brasil, por conter um extenso território, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas regiões.

Os principais disseminadores da cultura brasileira são os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos. Posteriormente, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, poloneses, árabes, entre outros, contribuíram para a pluralidade cultural do Brasil.
Hoje temos um país diversificado, com muitas culturas e com um só objetivo: conforto

Aluna:
Andreia Ormiro Lima 3º ano "A"

 
On 25 de setembro de 2010 às 12:25 , Unknown disse...

O Brasil é um país altamente rico em cultura, os vários acontecimentos históricos que atingiram nosso país fizeram com que diferentes povos se instalassem aqui como os japoneses, alemães, portugueses, e com eles vieram suas culturas, fazendo do Brasil um país com alta diversidade cultural.
Em cada região brasileira temos culturas diferentes, se você vai a Bahia não pode deixar de comer um acarajé comida símbolo do estado, ou se você vai ao Pará é impossível ir embora sem tomar um bom açaí. Tudo isso nos mostra como o Brasil é um país pluricultural, com diferentes comidas, danças, esportes, religiões, etc. hoje temos um país com uma diversidade cultural muito grande, mas é preciso lembrar que todas devem ser respeitadas, sem guerras, preconceito, críticas, cada povo com suas tradições, assim faremos do Brasil um país de respeito, amor alegria, cada qual com o seu jeito de ser feliz.
Aluno: Alberto Marinho dos Santos
Turma: 3º ano A
Turno: tarde
N°: 02

 
On 27 de setembro de 2010 às 12:53 , Unknown disse...

o Brasil é um país de alta diversidade cultural justamente porque surgiu da imigração de outros povos e seus estados foram criados partindo do ponto da diferença de tribos, raças, etnias.. Numa perspectiva de mestiçagem cultural, prevalece a representação de que as culturas em contato acabam por se misturar para atingirem uma síntese nova em que aparecem traços culturais inéditos. Mas isso é um fato a parte,dá muito bem para se viver respeitando as diferenças. Somos todos iguais mas com "traços" diferentes.
alunas:
Jenyfer Barbosa; Gilmara Reis e Vanuzia Santana.
3º "B" - tarde.

 
On 27 de setembro de 2010 às 14:40 , Unknown disse...

A diversidade cultural refere-se a diferentes culturas.
O Brasil é um pais muito rico em cultura, pois com a vinda dos japoneses, alemães e portugueses todos trouxeram um pouquinho de cada cultura.
O Brasil por conter um extenso território é cheio de costumes, sutáques, roupas, comidas tipicas uma diferente da outra.
Hoje temos um país muito rico em diversidades culturais.

Alunos:
Milena Vieira, Gleycivânia Senna, Dawyson Fernandes e Matheus Queiroz

Série: 3º "A"

 
On 27 de setembro de 2010 às 15:20 , Meyre James disse...

A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos. O desafio é respeitar os diferentes grupos e culturas que compõem o mosaico étnico global, incentivando o convívio dos diversos grupos e fazer dessa característica um fator de enriquecimento cultural.
Todas as culturas humanas criaram modos de viver coletivamente, de organizar sua vida política, de se relacionar com o meio ambiente, de trabalhar, distribuir e trocar as riquezas que produzem. Mais ainda, todos os povos desenvolveram linguagens, manifestações artísticas e religiosas, mitologias, valores morais, vestuários e moradias. Assim, a pluralidade cultural indica, antes de tudo, um acúmulo de experiências humanas que é patrimônio de todos nós, pois podem enriquecer nossa vida ao nos ensinar diferentes maneiras de existir socialmente e de criar o futuro.

Alunos: Estevão Ribeiro ,Dani Lima,Meyre James e Kelver Padilha
Série: 3º A

 
On 28 de setembro de 2010 às 19:53 , luiza disse...

Alunas: Joselina Pereira, Luiza P. Lepos, Jeysiele Kaysa
Série: 3º B tarde

DIVERSIDADE CULTURAL

A diversidade cultural é uma fonte de dinamismo social e econômico que pode enriquecer a vida humana. Reconhecemos e respeitamos a importância da diversidade na expressão lingüística e criadora.
Apesar do processo de globalização, que busca a mundialização do espaço geográfico, tentando através dos meios de comunicação criar uma sociedade homogênea, aspectos locais continuam fortemente presentes. A cultura é um desses aspectos, várias comunidades continuam mantendo seus costumes e tradições.
O Brasil, por apresentar uma grande dimensão territorial, configura uma vasta diversidade cultural no seu povo. Os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos foram os primeiros responsáveis pela disseminação cultural no Brasil. Em seguida, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, árabes, entre outros, contribuíram para a diversidade cultural do Brasil.
Diversidade cultural tem como função unir todas as diferenças culturais em uma única, bem como a forma que se organizam e suas concepções religiosas e morais, utilizando a linguagem, as danças, a maneira de se vestir e suas tradições, o termo diz respeito a variedade de idéias, caracterizando os diferentes elementos da convivência e de determinados assuntos, referindo se também a crenças e a padrões de tempo e espaço, de diferentes ângulos de visões e abordagem, a diversidade cultural é indicada para pessoas que são ligadas ao conceito de pluralidade, e podem encontrar uma comunhão na tolerância mutua.
A diversidade cultural é um caminho que abrange boa parte das pessoas, dando a todos o direito de expressão, proporcionando as muitas sociedades que surgiram separadas e sentindo diferenças culturais o direito de se expressarem através de suas culturas, essas diferenças culturais que existem entre os povos, também fazem com que existam variações na forma de como as sociedades se organizam, e a maneira que interagem no seu ambiente mudando suas concepções. Importante dizer que a diversidade cultural preserva a sobrevivência e em longo prazo as culturas indígenas que são tão importantes para humanidade assim como a conservação de todas as espécies existentes no ecossistema.

 
On 30 de setembro de 2010 às 06:55 , Unknown disse...

Alunas:marcilene araujo, karollyne correa, fernanda ferreira.
Série:2ºano "B"


A diversidade cultural é algo associado à dinâmica do processo associativo. Pessoas que por algumas razões decidem pautar suas vidas por normas pré-estabelecidas tendem a esquecer suas próprias idiossincrasias. Em outras palavras, o todo vigente se impõe às necessidades individuais. O denominado "status quo" deflagra natural e espontaneamente, e como diria Hegel, num processo dialético, a adequação significativa do ser ao meio ambiente.

Se observarmos no mundo de hoje como uma totalidade, vamos perceber juntamente com um pacifismo moderado, por assim dizer, um perigoso caldo de cultura intervencionista de natureza colonizadora. O antigo pacto colonial tem hoje raízes mais ideológicas do que propriamente bélicas. Ambas as tendências, não obstante, possuem legitimação, o que se combina perfeitamente com a questão da diversidade.

 
On 30 de setembro de 2010 às 07:13 , Unknown disse...

ALUNOS:Rodrigo dias,huana lua
SERIE:2ºano "B"

A diversidade é percebida, com freqüência, como uma disparidade, uma variação, uma pluralidade, quer dizer, o contrário da uniformidade e da homogeneidade. Em seu sentido primeiro e literal, a diversidade cultural referia-se apenas e simplesmente, em conseqüência, à multiplicidade de culturas ou de identidades culturais. Mas, nos dias de hoje, esta visão está ultrapassada pois, para inúmeros especialistas, a «diversidade» não se define tanto por oposição à «homogeneidade» quanto pela oposição à «disparidade». Ela é sinônimo de diálogo e de valores compartilhados.


O termo «diversidade cultural» foi, primeiramente, utilizado com referência à diversidade no cerne de um sistema cultural dado, para designar a multiplicidade de subculturas e de subpopulações de dimensões variáveis que compartilham um conjunto de valores e de idéias fundamentais. Em seguida, foi utilizado no contexto de miscigenação cultural, para descrever a coabitação de diferentes sistemas culturais ou, pelo menos, a existência de outros grupos sociais importantes no seio das mesmas fronteiras geopolíticas . Nos países do Terceiro mundo, a diversidade das identidades culturais vai se transformar rapidamente, na época da descolonização, em argumento político em favor da libertação e da independência dos países colonizados. Em seguida, ela vai, a partir dos anos 1960, impulsionar uma nova visão do desenvolvimento, o desenvolvimento endógeno. Será, de qualquer forma, seguida pela colocação em evidência de um novo vínculo, entre cultura e democracia, o qual fará com que se dê prioridade «à promoção de expressões culturais das minorias dentro do contexto do pluralismo cultural».

 
On 30 de setembro de 2010 às 17:13 , Bruna Ingrid disse...

Alunas:Bruna Ingrid, Karoline Firmino e Desirée Vila Nova; 2ºanoA tarde
Diversidade cultural tem como função unir todas as diferenças culturais em uma única, bem como a forma que se organizam e suas concepções religiosas e morais, utilizando a linguagem, as danças, a maneira de se vestir e suas tradições, o termo diz respeito a variedade de idéias, caracterizando os diferentes elementos da convivência e de determinados assuntos, referindo se também a crenças e a padrões de tempo e espaço, de diferentes ângulos de visões e abordagem, a diversidade cultural é indicada para pessoas que são ligadas ao conceito de pluralidade, e podem encontrar uma comunhão na tolerância mutua.
A diversidade cultural é um caminho que abrange boa parte das pessoas, dando a todos o direito de expressão, proporcionando as muitas sociedades que surgiram separadas e sentindo diferenças culturais o direito de se expressarem através de suas culturas, essas diferenças culturais que existem entre os povos, também fazem com que exista variações na forma de como as sociedades se organizam, e a maneira que interagem no seu ambiente mudando suas concepções.Importante dizer que a diversidade cultural preserva a sobrevivência e a longo prazo as culturas indígenas que são tão importantes para humanidade assim como a conservação de todas as espécies existentes no ecossistema.

 
On 30 de setembro de 2010 às 17:15 , Unknown disse...

Escola: O pequeno Principe
Alunos:Bárbara,Sarah,Maelly,Nayara.
Tuma:2ºano "B".

Diversidade Cultural

Apesar do processo de globalização, que busca a mundialização do espaço geográfico, tentando através dos meios de comunicação criar uma sociedade homogênea, aspectos locais continuam fortemente presentes. A cultura é um desses aspectos, várias comunidades continuam mantendo seus costumes e tradições.

Capoeira

O Centro-oeste brasileiro tem sua cultura representada pelas Cavalhadas e Procissão do Fogaréu, no Estado de Goiás, o Cururu em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A culinária é de origem indígena, e recebe forte influência da culinária mineira e paulista. Os pratos principais são: galinhada com pequi e guariroba, empadão goiano, pamonha, angu, cural, os peixes do Pantanal - como o Pintado, Pacu e Dourado.


Cavalhadas em Pirenópolis (GO)

As representações culturais no Norte do Brasil estão nas festas populares como o Círio de Nazaré, Festival de Paratins a maior festa do boi-bumbá do país. A culinária apresenta uma grande herança indígena, baseada na mandioca e em peixes. Pratos como otacacá, pirarucu de casaca, pato no tucupi, picadinho de jacaré, mussarela de búfala. As frutas típicas são: cupuaçu, bacuri, açaí, taperebá, graviola, buriti.


Festival de Paratins (AM)

No Sudeste, várias festas populares de cunho religioso são celebradas no interior da região. Festa do Divino, festejos da Páscoa e dos santos padroeiros, com destaque para a peregrinação a Aparecida (SP), congada, cavalhadas em Minas Gerais, bumba meu boi, carnaval, peão de boiadeiro. A culinária é muito diversificada, os principais pratos são: queijo minas, pão de queijo, feijão tropeiro, tutu de feijão, moqueca capixaba, feijoada, farofa, pirão, etc.


Feijoada

O Sul apresenta aspectos culturais dos imigrantes portugueses, espanhóis e, principalmente, alemães e italianos. Algumas cidades ainda celebram as tradições dos antepassados em festas típicas, como a Festa da Uva (cultura italiana) e a Oktoberfest (cultura alemã), o fandango de influência portuguesa e espanhola, pau de fita e congada. Na culinária estão presentes: churrasco, chimarrão, camarão, pirão de peixe, marreco assado, barreado (cozido de carne em uma panela de barro), vinho.


Churrasco Gaúcho

 
On 1 de outubro de 2010 às 05:43 , Unknown disse...

Ecola: O pequeno príncipe
Alunos: Alex dos Santos; Bruna Everlyn; Jéssica Cunha, Marcos Silva.
Série: 2° A

Diversidade cultural

A cultura é um desses aspectos, várias comunidades continuam mantendo seus costumes e tradições.
O Brasil, por apresentar uma grande dimensão territorial, configura uma vasta diversidade cultural no seu povo.
Os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos foram os primeiros responsáveis pela disseminação cultural no Brasil. Em seguida, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, árabes, entre outros, contribuíram para a diversidade cultural do Brasil.
Aspectos como a culinária, danças, religião, são elementos que integram a cultura de um povo.
As regiões brasileiras apresentam diferentes peculiaridades culturais.
No Nordeste, a cultura é representada através de danças e festas como o bumba meu boi, maracatu, caboclinhos, carnaval, ciranda, coco, reisado, frevo, cavalhada e capoeira.
O Centro-oeste brasileiro tem sua cultura representada pelas Cavalhadas e Procissão do Fogaréu, no Estado de Goiás, o Cururu em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
As representações culturais no Norte do Brasil estão nas festas populares como o Círio de Nazaré, Festival de Paratins a maior festa do boi-bumbá do país.
No Sudeste, várias festas populares de cunho religioso são celebradas no interior da região. Festa do Divino, festejos da Páscoa e dos santos padroeiros, com destaque para a peregrinação a Aparecida (SP), congada, cavalhadas em Minas Gerais, bumba meu boi, carnaval, peão de boiadeiro.
O Sul apresenta aspectos culturais dos imigrantes portugueses, espanhóis e, principalmente, alemães e italianos.

 
On 5 de outubro de 2010 às 17:41 , Mateus disse...

DIVERSIDADE CULTURAL

A sociedade brasileira reflete, por sua própria formação histórica, o pluralismo. Somos nacionalmente, hoje, uma síntese intercultural, não apenas um mosaico de culturas. Nossa singularidade consiste em aceitar – um pouco mais do que outros -- a diversidade e transformá-la em algo mais universal. Este é o verdadeiro perfil brasileiro… Sabemos, portanto, por experiência própria, que o diálogo entre culturas supera – no final – o relativismo cultural crasso e enriquece valores universais.

Passado o período colonial, ficamos mais permeáveis à troca de idéias e ao influxo de conteúdos culturais que vêm do exterior, fora da esfera luso-africana. Também aplaudimos, por razões políticas óbvias, o livre fluxo de idéias: é um passaporte para a democracia e o reconhecemos como uma garantia do respeito aos direitos humanos.

O mundo, infelizmente, não apresenta historicamente um jogo simples, equilibrado ou mesmo limpo na matéria: as disproporções em termos da escala ou da resistência das culturas, assim como da difusão das mensagens e dos produtos culturais, são com efeito muito grandes... A globalização, neste aspecto, apresenta uma preocupante tendência à homogeinização cultural, quando não à hegemonia pura e simples em certos setores culturais.

Mas “diversificar é preciso”: a diversidade cultural é, em um certo sentido, o próprio reflexo da necessidade abrangente da múltipla diversidade de vidas na Natureza, a fim de que essa possa como um todo renovar-se e sobreviver. A cultura é a “natureza” do homem. A diversidade cultural pode ser vista, por conseguinte, como a nossa “biodiversidade” -- aquela que deveríamos preservar, se não quisermos estiolar em um mundo globalizado que seria desprovido dos conteúdos, valores, símbolos e identidades que nos dizem intimamente respeito.

Hoje vivemos em um mundo que estimula a automia do econômico – o que implica privilegiar considerações comerciais em vez de outros aspectos societais (como a emergência internacional da AIDS), enquanto, por sinal, promessas não cumpridas em favor do livre-comércio se empilham, já que nunca se contempla a produção dos países em desenvolvimento...




É importante que a sociedade brasileira se inteire dos debates internacionais que ora se iniciam formalmente – para que possa ser estruturada e formulada, de forma transparente, uma posição do Governo brasileiro afinada com todos os interesses nacionais em jogo.

Antonio A. Dayrell de Lima
Embaixador do Brasil junto à UNESCO

Mateus, Thaylor , Tiago & Alberson <>:
Série: 2º ano "A" > Tarde <

 
On 8 de outubro de 2010 às 05:01 , Unknown disse...

A diversidade cultural está em todo lugar, pois como todos sabem o brasil é um dos países mais diversificados do mundo devidos a sua etinia, cultura,linguagem serem derivados de vários países e assim deu origem a cultura brasileira que vamos e convenhamos e a mais interessante e bela q1ue já vi. Depois que ocorreu o processo de industrializão, diversificou ainda mais, pois houve a migração de pessoas do campo para a cidade e muitos outros processos principalmente o de urbanização é assim a nossa diversidade cultural.....ALUNA:Sueyla Simone 1ºA tarde Nº40 bjokas

 
On 8 de outubro de 2010 às 17:25 , Unknown disse...

diversidade cultural: são diferenças culturais que existem entre o ser humano. Há vários tipos, tais como: a linguagem, danças, vestuário e outras tradições como a organização da sociedade. A diversidade cultural é algo associado à dinâmica do processo associativo. Pessoas que por algumas razões decidem pautar suas vidas por normas pré-estabelecidas tendem a esquecer suas próprias idiossincrasias. Em outras palavras, o todo vigente se impõe às necessidades individuais. O denominado "status quo" deflagra natural e espontaneamente, e como diria Hegel, num processo dialético, a adequação significativa do ser ao meio.

O termo diversidade diz respeito à variedade e convivência de idéias, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente. Cultura (do latim cultura, cultivar o solo, cuidar) é um termo com várias acepções, em diferentes níveis de profundidade e diferente especificidade. São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço/tempo. Se refere a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e "preenchem" a sociedade. Explica e dá sentido a cosmologia social, é a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.

Alunos: Robinson Marley, Thales Lima, Sergio Vital.
Serie: 2°B
N°: 30,36,34

 
On 9 de outubro de 2010 às 11:29 , AlBeRtH-----> ViiDA@ disse...

A diversidade cultural são diferenças culturais que existem entre o ser humano. Há vários tipos, tais como: a linguagem, danças, vestuário e outras tradições como a organização da sociedade. A diversidade cultural é algo associado à dinâmica do processo associativo. Pessoas que por algumas razões decidem pautar suas vidas por normas pré-estabelecidas tendem a esquecer suas próprias idiossincrasias. Em outras palavras, o todo vigente se impõe às necessidades individuais. O denominado "status quo" deflagra natural e espontaneamente, e como diria Hegel, num processo dialético, a adequação significativa do ser ao meio.

O termo diversidade diz respeito à variedade e convivência de idéias, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente. Cultura (do latim cultura, cultivar o solo, cuidar) é um termo com várias acepções, em diferentes níveis de profundidade e diferente especificidade. São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço/tempo. Se refere a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e "preenchem" a sociedade. Explica e dá sentido a cosmologia social, é a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.


ALUNOS: ALBERTH COSTA, DAVI DIOGO, PATRICK AQUINO.
TURMA: 2° ANO 'B'