Author: Blog da Jake
•12:20
A IMPORTÂNCIA DA CRIATIVIDADE NAS ORGANIZAÇÕES DE ENSINO

A capacidade de criar é estimulada quando aumentamos e diversificamos nossos conhecimentos, fazendo com que as associações de idéias, ocorram de uma forma mais dinâmica e direcionada, dando abertura para novos conceitos e pontos de vista de forma única comungando com a originalidade.
Alguns autores acreditam que o potencial criativo tenha início na infância. Quando as crianças são incentivadas pelos pais, tendem a ser adultos ousados, propensos a agir de forma inovadora. O inverso também parece ser verdadeiro.
Quando as pessoas sabem que suas ações serão valorizadas, parecem tender a criar mais. O medo do novo ou o apego aquilo que se conhece melhor são fatores desfavorecedores do processo criativo.
Durante o processo criativo, frequentemente distinguem-se os seguintes estágios:
• Percepção do problema. O primeiro passo no processo criativo e envolve o "sentir" do problema ou desafio.
• Teorização do problema. Depois da observação do problema, o próximo passo é convertê-lo em um modelo teórico ou mental.
• Considerar/ver a solução. Este passo caracteriza-se geralmente pelo súbito insight da solução. Muitos destes momentos surgem após o estudo exaustivo do problema.
• Produzir a solução. A última fase é converter a idéia mental em idéia prática, considerada a parte mais difícil, no estilo "1% de inspiração e 99% de transpiração".
• Produzir a solução em equipe. Fase comum que ocorre nas empresas e organizações quando prescisam, tanto diagnosticar ou superar um problema quanto inovar produtos, serviços e processos.



INTELIGÊNCIAS MULTIPLAS

Gardner iniciou a formulação da ideia de "inteligências múltiplas" com a publicação da obra "The Shattered Mind"(1975). Ele sustenta que as inteligências não são objetos que possam ser quantificados, e sim, potenciais que poderão ser ou não ativados, dependendo dos valores de uma cultura específica, das oportunidades disponíveis nessa cultura e das decisões pessoais tomadas por indivíduos, familiares ou pessoas que mantenham contato com as mesmas, maiores esclarecimentos entre no site http://pt.wikipedia.org/wiki/Inteligências_múltiplas .


INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Goleman definiu inteligência emocional como:
"...capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos." (Goleman, 1998)
De acordo com o este autor a inteligência emocional é a maior responsável pelo sucesso ou insucesso dos indivíduos, podendo ser categorizada em cinco habilidades:
1 Auto-Conhecimento Emocional - reconhecer as próprias emoções e sentimentos quando ocorrem;
2 Controle Emocional - lidar com os próprios sentimentos, adequando-os a cada situação vivida;
3 Auto-motivação - dirigir as emoções a serviço de um objetivo ou realização pessoal;
4 Reconhecimento de emoções em outras pessoas - reconhecer emoções no outro é ter empatia de sentimentos.
5 Habilidade em relacionamentos inter-pessoais - interação com outros indivíduos utilizando competências sociais, cruciais para o trabalho em equipe.
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