Author: Blog da Jake
•16:33
Quando um grupo compartilha uma cultura, compartilha um conjunto de significados, construídos, ensinados e aprendidos nas práticas de utilização da linguagem. A palavra cultura implica, portanto, o conjunto de práticas por meio das quais significados são produzidos e compartilhados em grupo.
A identidade cultural de um povo também resulta da maneira como as pessoas se relacionam no espaço que habitam, ou seja, do modo como organizam esses espaços territoriais.
Dentro desta perspectiva reflita e discuta com seu grupo qual a importância da cultura para os seres humanos.
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19 comentários:

On 16 de setembro de 2010 às 06:26 , anderson disse...

cultura um forte agente de identificação pessoal e social, um modelo de comportamento que integra segmentos sociais e gerações, uma terapia efetiva que desperta os recursos internos do indivíduo e fomenta sua interação com o grupo e um fator essencial na promoção da saúde, na medida em que o indivíduo se realiza como A importância do contexto cultural para a cidadania”, volta-se para o estudo do conhecimento teórico como suporte enriquecedor para uma melhor análise das práticas a serem realizadas, que serão relacionadas na pesquisa em foco. estruturado em um campo assistencial que trabalha com crianças e adolescentes que tem por objetivo a estruturação de reforço escolar e desenvolvimento da personalidade com práticas esportivas e culturais.
alunos:anderson1ºc leolino1ºc noedson1ºc alexandre1ºc

 
On 16 de setembro de 2010 às 11:58 , Unknown disse...

A cultura é uma somatória de costumes, tradições e valores,ou seja,é um jeito próprio de ser, estar e sentir o mundo, ‘jeito’ este que leva o indivíduo a fazer, ou a expressar-se, de forma característica.

É também PERTENCER a algum lugar, a alguma fé ou a um grupo, seja família, amigos ou povo.

A cultura é um forte agente de identificação pessoal e social, um modelo de comportamento que integra segmentos sociais e gerações, uma terapia efetiva que desperta os recursos internos do indivíduo e fomenta sua interação com o grupo e um fator essencial na promoção da saúde, na medida em que o indivíduo se realiza como pessoa e expande suas potencialidades.

Alunos(as):wanessa priscila(n°47) vanessa carvalho (n°42) suelem matne(n°39) Camila sabrine(n°46)
série: 1° ano c

 
On 18 de setembro de 2010 às 10:03 , Unknown disse...

Uma abordagem interessante que meu grupo achou seria a questão do "ser" e "ter" .Refletimos que essa cultura é muito interessante, porque ela resgata todo o nosso passado, e o de nossos ancestrais , as tradições. Ela vai contracenando com um conjunto de outras culturas importantes para ir, assim,
formatando todo um país. No caso do Brasil por exemplo é importante resgatar nossa cultura ,por ter sido uma nação que foi tão
abandonada durante muitos anos e sempre que ainda hoje sofre pois nós nos inspiramos em outros modelos que não são resultado da
nossa vivência e experiência, apesar de ser uma cultura miscigenada.Concluimos que, enfim , a cultura está para um povo assim como a alma
está para vida, um povo sem memória, é um povo sem destino. É muito triste quando culturas são esquecidas, transformadas,
ignoradas, multiladas.

Alunos 1° ano A
Leticia Barreto
Talita Cristie
Marcio Rogério
Osvaldo Rodrigues

 
On 22 de setembro de 2010 às 15:10 , Unknown disse...

A cultura – somatória de costumes, tradições e valores - é um jeito próprio de ser, estar e sentir o mundo, ‘jeito’ este que leva o indivíduo a fazer, ou a expressar-se, de forma característica.

Ora, SER é também PERTENCER – a algum lugar, a alguma fé ou a um grupo, seja família, amigos ou povo.

Daí ser a cultura um forte agente de identificação pessoal e social, um modelo de comportamento que integra segmentos sociais e gerações, uma terapia efetiva que desperta os recursos internos do indivíduo e fomenta sua interação com o grupo e um fator essencial na promoção da saúde, na medida em que o indivíduo se realiza como pessoa e expande suas potencialidades.

A percepção individual do mundo é influenciada pelo grupo. Aquilo que o grupo aprova ou valoriza tende a ser selecionado na percepção pessoal; já o que é rejeitado ou indiferente aos valores do grupo tem menor possibilidade de ser selecionado pela percepção do sujeito – e se for significativa para o sujeito, este o guarda para si ou o elabora de forma a adaptá-lo aos valores grupais, seja de foram lúdica, simbólica ou distorcida, no intuito de evitar a censura coletiva.

O indivíduo que consegue burlar a censura grupal e introduzir nela uma significativa mudança de valores adquire o poder de influenciar a História, daí o dizer-se que ‘os poetas são profetas’. Explica-se, assim, o medo que os governos autoritários e ditatoriais tem da elite cultural a a perseguição política acirrada que os representantes da cultura tem sofrido através dos séculos – por exemplo, queima de livros e de sábios nas fogueiras da Inquisição, acusados de bruxaria e de pacto com o demônio.

Os povos evoluem através de mudanças significativas em sua cultura e as mudanças acontecem rapidamente quando o clima político é de liberdade; caso contrário demora apenas mais uma pouquinho, o tempo de o pensamento, que é livre, romper os grilhões da intolerância.

Alunos: Túlio Fernando, Gean Morais e Daniel Aguiar..
Série: 1° ano A

 
On 22 de setembro de 2010 às 16:04 , Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
 
On 22 de setembro de 2010 às 16:14 , Unknown disse...

Quando um grupo compartilha uma cultura, compartilha um conjunto de significados, construídos, ensinados e aprendidos nas práticas de utilização da linguagem. A palavra cultura implica, portanto, o conjunto de práticas por meio das quais significados são produzidos e compartilhados em grupo. A cultura é uma somatória de costumes, tradições e valores,ou seja,é um jeito próprio de ser, estar e sentir o mundo, ‘jeito’ este que leva o indivíduo a fazer, ou a expressar-se, de forma característica.

componentes:
skalleth Rodriques nº46
jeisimielly Dourado nº15
vandelusa menezes nº41
jairely carneiro nº14
watusy óllama nº49
1ªb

 
On 22 de setembro de 2010 às 21:03 , Unknown disse...

A cultura é a identidade de um povo e para o mesmo essencial, -ela independe de classe- depende da sociedade que o individuo está inserido.
Eu e meu grupo concordamos que é importante ressaltar a medida em que a pessoa se vê e se sente ,como pertencente a certo local/sociedade.E a partir desse ponto o individuo pode formar sua identificação pessoal e sua personaliadade cultural.
Cultura é um forte agente de identificação pessoal e social, um modelo de comportamento que integra segmentos sociais e gerações, uma terapia efetiva que desperta os recursos internos do indivíduo e fomenta sua interação com o grupo e um fator essencial na promoção da saúde, na medida em que o indivíduo se realiza no mundo.
Tudo gira em torno da cultura. Cultura é sabedoria, educação, regras do bem viver, respeito, dignidade pelo próprio individuo e pela sociedade.
Também concordamos que, a cultura e o conhecimento influem diretamente no comportamento e nas decisoes do individuo, determinando grande parte do seu futuro.
A cultura é a memória que se possa ter de tudo, infelizmente em nosso país, ainda não é tudo!
Alun(a)s:
Bruna Fernandes N°09
Stefany Menezes N°:39
Maynara N°:33
1° Ano "A"

 
On 24 de setembro de 2010 às 11:24 , Unknown disse...

A verdadeira dimensão da importância da Cultura Organizacional talvez só possa ser perfeitamente compreendida pelas pessoas que a experimentam.
A cultura organizacional determina o estilo de gestão das chefias e o próprio comportamento das pessoas dentro da empresa. Sentir sua influência e perceber sua forte pressão social é uma experiência única.
E única também são as suas características fazendo-se diferenciar as empresas da mesma maneira que os seres humanos diferenciam-se por meio de suas características individuais, sua personalidade.
Aliás, por razões didáticas compara-se a cultura organizacional das empresas com as características de personalidade das pessoas. É como se a cultura organizacional fosse a personalidade da empresa. Não há empresa, de qualquer segmento ou porte, que não tenha suas características de personalidade.
E essa comparação vai longe. Por exemplo, no processo terapêutico dedicado às pessoas não se objetiva modificar a personalidade do paciente. Não se pode despersonalizar as pessoas.
Da mesma forma, nos processos de mudança cultural, algumas vezes chamados também de Desenvolvimento Organizacional, não se pode esperar que o objetivo seja o de despersonalizar a empresa.
É fundamental reconhecer suas características e principalmente seus elementos de formação. A cultura organizacional forma-se da confluência de alguns fatores que tem sua origem ou no fundador da empresa (típico das empresas nacionais) ou na Matriz da empresa (típico das empresas multinacionais).
Os valores, crenças e experiências são os primeiros fatores para formação da cultura, complementados pelos costumes éticos e étnicos. Os costumes éticos fundamentam-se na escala de valores da sociedade em que se insere a empresa e regem os procedimentos do negócio. Os costumes étnicos fundamentam-se nas características da raça de origem (país ou cultura) da organização e interferem nos procedimentos da organização até com mais força que os costumes éticos (os costumes éticos são adaptados quando da mudança de local da empresa, os costumes étnicos não sofrem alteração).
Outro aspecto importante na formação da cultura organizacional relaciona-se com o nível de competitividade. Segmentos competitivos geram empresas organizadas e mais modernas. Segmentos pouco competitivos tornam as empresas mais acomodadas e menos desenvolvidas.
São estes fatores que criam a Cultura Organizacional que, por sua vez, define como vai ser a característica de gestão predominante na empresa.
E, a característica de gestão predominante determina como será o comportamento organizacional, isto é, como vão comportar-se os profissionais dentro da empresa.
Entender este processo de formação da cultura e aprofundar a compreensão e a prática das organizações é fator de sucesso nos processos de mudanças e de Desenvolvimento Organizacional
Rafael 1B,Matheus 1B,Emerson 1B,Vicente 1B,Gabriel 1B,Victor Macedo 1B.

 
On 24 de setembro de 2010 às 19:56 , Unknown disse...

Alunas : Beatris Pires-07 Raiza Carneiro-36 Maisa Pereira-31
Serie : 1º ano c
A cultura na vida do homem muda uma bela parte de sua rotina, assim existindo feriados , comidas e a diferença entre cidades, comunidades e etc.
Em cada local há costumes diferentes onde podemos nos indentificar mais, seja no modo de falar , pelo paladar , danças , rituais e entre outros costumes.

 
On 24 de setembro de 2010 às 20:00 , Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
 
On 24 de setembro de 2010 às 20:02 , Unknown disse...

Alunas:Alessandra Costa, Danielly Silva, Alaynny Silva, Tatiane Siqueira, Amanda Araujo e Ágela Maria
Serie:1º Ano A

A cultura pode mudar muitas coisas na vida das pessoas, muitas vezes não temos uma religião, comidas preferenciais, danças especificas e etc. mais se vamos prara um lugar onde ficamos muito tempo podemos aprender coisas novas, gostar de comidas regionais, aprender danças, fazer rituais de fé e entre outra coisas.
Em cada lugar existem culturas diferentes, EX: Aqui no norte temos o açaí como comida tipica da região, já no sul tem o chimarrão.
As pessoas se acostumam mais com a cultura do lugar onde vivem, as crianças tem mais abilidades de adquiri essas crenças e ritos por ter aquilo como exemplo desde pequenas.

 
On 26 de setembro de 2010 às 09:39 , Unknown disse...

Escola: O peoqueno Principe
alunos: Felix Henrique Martins Pita
Hosaias Pereira Costa
serie: 1° ano "A"
assunto: a importancia da cultura na vida do homem


A cultura – somatória de costumes, tradições e valores - é um jeito próprio de ser, estar e sentir o mundo, ‘jeito’ este que leva o indivíduo a fazer, ou a exp
ressar-se, de forma característica.


Daí ser a cultura um forte agente de identificação pessoal e social, um modelo de comportamento que integra segmentos sociais e gerações, uma terapia efetiva que desperta os recursos internos do indivíduo e fomenta sua interação com o grupo e um fator essencial na promoção da saúde, na medida em que o indivíduo se realiza como pessoa e expande suas potencialidades.


O indivíduo que consegue burlar a censura grupal e introduzir nela uma significativa mudança de valores adquire o poder de influenciar a História, daí o dizer-se que ‘os poetas são profetas’. Explica-se, assim, o medo que os governos autoritários e ditatoriais tem da elite cultural a a perseguição política acirrada que os representantes da cultura tem sofrido através dos séculos – por exemplo, queima de livros e de sábios nas fogueiras da Inquisição, acusados de bruxaria e de pacto com o demônio.

Os povos evoluem através de mudanças significativas em sua cultura e as mudanças acontecem rapidamente quando o clima político é de liberdade; caso contrário demora apenas mais uma pouquinho, o tempo de o pensamento, que é livre, romper os grilhões da intolerância.

A CULTURA E A IDENTIDADE PESSOAL

O artista, seja ele escritor, pintor, cantor, compositor – e também o esportista – sente-se alguém. Alguém que é respeitado pelo que é capaz de realizar, e, na velhice, mesmo se incapaz de criar, por limitações decorrentes da idade (mãos trêmulas, declínio da voz, fraqueza muscular etc) é amiúde solicitado a transmitir suas vivências aos mais jovens. Desta forma, o indivíduo sente-se útil e é gratificante recordar as glórias passadas sentindo que contribui ainda para estimular e incentivar o ideal de uma vida.

 
On 27 de setembro de 2010 às 16:04 , Camila James disse...

Escola: O Pequeno Principe
alunos: Camila james N° 10
serie: 1° ano "C"
assunto: a importancia da cultura na vida do homem

“Nós humanos fazemos parte da natureza. Comemos, bebemos, respiramos, temos filhos, envelhecemos. (...). Porém apenas os seres humanos são capazes de produzir cultura”.
A importância do contexto cultural para a cidadania”, volta-se para o estudo do conhecimento teórico como suporte enriquecedor para uma melhor análise das práticas a serem realizadas, que serão relacionadas na pesquisa em foco. Através de estudos e pesquisas serão realizadas anotações, fichas para levantamento de hipóteses, assim como uma entrevista estruturada em um campo assistencial que trabalha com crianças e adolescentes que tem por objetivo a estruturação de reforço escolar e desenvolvimento da personalidade com práticas esportivas e culturais. A entrevista será realizada com uma amostra de cinco docentes da instituição, que por vez trabalham com a propagação e dinamização da cultura através da dança, teatro, música, artes plásticas, dentre outras, e com alguns alunos dos respectivos docentes (aproximadamente três alunos para cada oficina de cultura), sendo útil como estrutura para as concepções relatadas neste trabalho.A pesquisa pretende contribuir para a discussão dos aspectos culturais e para tanto são abordados os aspectos históricos da cultura e cidadania, os quais terão pressupostos na construção do ser cidadão em contexto ao meio cultural, como fator contribuinte para a formação cidadã, ou seja, as influências culturais na sociedade decorrentes no processo do sujeito histórico; e o ser humano como um ser protagonista da produção cultural, como construtor da sua própria rede de cultura, das modificações sofridas no contexto social com o decorrer do processo.A cultura é a identidade de um povo e para o mesmo essencial, -ela independe de classe- depende da sociedade que o individuo está inserido.
Eu e meu grupo concordamos que é importante ressaltar a medida em que a pessoa se vê e se sente ,como pertencente a certo local/sociedade.E a partir desse ponto o individuo pode formar sua identificação pessoal e sua personaliadade cultural.
Cultura é um forte agente de identificação pessoal e social, um modelo de comportamento que integra segmentos sociais e gerações, uma terapia efetiva que desperta os recursos internos do indivíduo e fomenta sua interação com o grupo e um fator essencial na promoção da saúde, na medida em que o indivíduo se realiza no mundo.
Tudo gira em torno da cultura. Cultura é sabedoria, educação, regras do bem viver, respeito, dignidade pelo próprio individuo e pela sociedade.
Também concordamos que, a cultura e o conhecimento influem diretamente no comportamento e nas decisoes do individuo, determinando grande parte do seu futuro.
A cultura é a memória que se possa ter de tudo, infelizmente em nosso país, ainda não é tudo!

 
On 27 de setembro de 2010 às 16:10 , Camila James disse...

Escola: O Pequeno Príncipe
Aluna: Camila James
Serie: 1° ano "C"
Assunto: A importância da cultura na vida do homem
“Nós humanos fazemos parte da natureza. Comemos, bebemos, respiramos, temos filhos, envelhecemos. (...). Porém apenas os seres humanos são capazes de produzir cultura”.
A importância do contexto cultural para a cidadania”, volta-se para o estudo do conhecimento teórico como suporte enriquecedor para uma melhor análise das práticas a serem realizadas, que serão relacionadas na pesquisa em foco. Através de estudos e pesquisas serão realizadas anotações, fichas para levantamento de hipóteses, assim como uma entrevista estruturada em um campo assistencial que trabalha com crianças e adolescentes que tem por objetivo a estruturação de reforço escolar e desenvolvimento da personalidade com práticas esportivas e culturais. A entrevista será realizada com uma amostra de cinco docentes da instituição, que por vez trabalham com a propagação e dinamização da cultura através da dança, teatro, música, artes plásticas, dentre outras, e com alguns alunos dos respectivos docentes (aproximadamente três alunos para cada oficina de cultura), sendo útil como estrutura para as concepções relatadas neste trabalho.A pesquisa pretende contribuir para a discussão dos aspectos culturais e para tanto são abordados os aspectos históricos da cultura e cidadania, os quais terão pressupostos na construção do ser cidadão em contexto ao meio cultural, como fator contribuinte para a formação cidadã, ou seja, as influências culturais na sociedade decorrentes no processo do sujeito histórico; e o ser humano como um ser protagonista da produção cultural, como construtor da sua própria rede de cultura, das modificações sofridas no contexto social com o decorrer do processo.A cultura é a identidade de um povo e para o mesmo essencial, -ela independe de classe- depende da sociedade que o individuo está inserido.
Eu e meu grupo concordamos que é importante ressaltar a medida em que a pessoa se vê e se sente ,como pertencente a certo local/sociedade.E a partir desse ponto o individuo pode formar sua identificação pessoal e sua personaliadade cultural.
Cultura é um forte agente de identificação pessoal e social, um modelo de comportamento que integra segmentos sociais e gerações, uma terapia efetiva que desperta os recursos internos do indivíduo e fomenta sua interação com o grupo e um fator essencial na promoção da saúde, na medida em que o indivíduo se realiza no mundo.
Tudo gira em torno da cultura. Cultura é sabedoria, educação, regras do bem viver, respeito, dignidade pelo próprio individuo e pela sociedade.
Também concordamos que, a cultura e o conhecimento influem diretamente no comportamento e nas decisoes do individuo, determinando grande parte do seu futuro.
A cultura é a memória que se possa ter de tudo, infelizmente em nosso país, ainda não é tudo!

 
On 29 de setembro de 2010 às 06:24 , Unknown disse...

A IMPORTANCIA DA CULTURA NA VIDA DO HOMEM

A cultura – somatória de costumes, tradições e valores - é um jeito próprio de ser, estar e sentir o mundo, ‘jeito’ este que leva o indivíduo a fazer, ou a expressar-se, de forma característica.

Daí ser a cultura um forte agente de identificação pessoal e social, um modelo de comportamento que integra segmentos sociais e gerações, uma terapia efetiva que desperta os recursos internos do indivíduo e fomenta sua interação com o grupo e um fator essencial na promoção da saúde, na medida em que o indivíduo se realiza como pessoa e expande suas potencialidades.
A percepção individual do mundo é influenciada pelo grupo. Aquilo que o grupo aprova ou valoriza tende a ser selecionado na percepção pessoal; já o que é rejeitado ou indiferente aos valores do grupo tem menor possibilidade de ser selecionado pela percepção do sujeito – e se for significativa para o sujeito, este o guarda para si ou o elabora de forma a adaptá-lo aos valores grupais, seja de foram lúdica, simbólica ou distorcida, no intuito de evitar a censura coletiva.
O indivíduo que consegue burlar a censura grupal e introduzir nela uma significativa mudança de valores adquire o poder de influenciar a História, daí o dizer-se que “os poetas são profetas”. Explica-se, assim, o medo que os governos autoritários e ditatoriais tem da elite cultural a a perseguição política acirrada que os representantes da cultura tem sofrido através dos séculos – por exemplo, queima de livros e de sábios nas fogueiras da Inquisição, acusados de bruxaria e de pacto com o demônio.
Os povos evoluem através de mudanças significativas em sua cultura e as mudanças acontecem rapidamente quando o clima político é de liberdade; caso contrário demora apenas mais uma pouquinho, o tempo de o pensamento, que é livre, romper os grilhões da intolerância.


Alunas:Hayza Manfrine,Sarah Raniely,Brenda Veiga,Tailene.
Turma:1ºAno “A”

 
On 29 de setembro de 2010 às 08:23 , Unknown disse...

Alunos: Frederico Oliveira ( 1° “A“ ), Janderson Teixeira ( 1° “A“ ), Gustavo Henrique ( 1° “C” )
A IMPORTANCIA DA CULTURA NA VIDA DO SER HUMANO
A cultura – somatória de costumes, tradições e valores - é um jeito próprio de ser, estar e sentir o mundo, ‘jeito’ este que leva o indivíduo a fazer, ou a expressar-se, de forma característica.
Ora, SER é também PERTENCER – a algum lugar, a alguma fé ou a um grupo, seja família, amigos ou povo.
Daí ser a cultura um forte agente de identificação pessoal e social, um modelo de
comportamento que integra segmentos sociais e gerações, uma terapia efetiva que desperta os recursos internos do indivíduo e fomenta sua interação com o grupo e um fator essencial na promoção da saúde, na medida em que o indivíduo se realiza como pessoa e expande suas potencialidades
.
A percepção individual do mundo é influenciada pelo grupo. Aquilo que o grupo aprova ou valoriza tende a ser selecionado na percepção pessoal; já o que é rejeitado ou indiferente aos valores do grupo tem menor possibilidade de ser selecionado pela percepção do sujeito – e se for significativa para o sujeito, este o guarda para si ou o elabora de forma a adaptá-lo aos valores grupais, seja de foram lúdica, simbólica ou distorcida, no intuito de evitar a censura coletiva.
O indivíduo que consegue burlar a censura grupal e introduzir nela uma significativa mudança de valores adquire o poder de influenciar a História, daí o dizer-se que ‘os poetas são profetas’. Explica-se, assim, o medo que os governos autoritários e ditatoriais tem da elite cultural a a perseguição política acirrada que os representantes da cultura tem sofrido através dos séculos – por exemplo, queima de livros e de sábios nas fogueiras da Inquisição, acusados de bruxaria e de pacto com o demônio.
Os povos evoluem através de mudanças significativas em sua cultura e as mudanças acontecem rapidamente quando o clima político é de liberdade; caso contrário demora apenas mais uma pouquinho, o tempo de o pensamento, que é livre, romper os grilhões da intolerância.

 
On 3 de outubro de 2010 às 13:59 , Unknown disse...

Alunos: Douglas, Silvio Cézar, Frankillin, Victor Macedo (1º b) e Gustavo(1º c)
A cultura é como uma identidade pessoal da pessoa, é um jeito propio de ser, estar e sentir o mundo, jeito este que leva o individuo a fazer, ou a expresarse tudo aquilo que sua cutura permite. Somatoria de costumes, tradições e valores.
Assim, na questão da identidade, a cultura elabora a identidade de quem faz, de quem divulga e de quem conhece um aspecto determinado dessa cultura. Enfim, ser alguém capaz – seja de fazer, de divulgar ou de conhecer arte – estabelece uma identidade pessoal que efetivamente enriquece uma existência.
A cultura nos ensina muitas coisas que a vida exérci para todos nois.

 
On 5 de outubro de 2010 às 17:45 , Mateus disse...

DIVERSIDADE CULTURAL

A sociedade brasileira reflete, por sua própria formação histórica, o pluralismo. Somos nacionalmente, hoje, uma síntese intercultural, não apenas um mosaico de culturas. Nossa singularidade consiste em aceitar – um pouco mais do que outros -- a diversidade e transformá-la em algo mais universal. Este é o verdadeiro perfil brasileiro… Sabemos, portanto, por experiência própria, que o diálogo entre culturas supera – no final – o relativismo cultural crasso e enriquece valores universais.

Passado o período colonial, ficamos mais permeáveis à troca de idéias e ao influxo de conteúdos culturais que vêm do exterior, fora da esfera luso-africana. Também aplaudimos, por razões políticas óbvias, o livre fluxo de idéias: é um passaporte para a democracia e o reconhecemos como uma garantia do respeito aos direitos humanos.

O mundo, infelizmente, não apresenta historicamente um jogo simples, equilibrado ou mesmo limpo na matéria: as disproporções em termos da escala ou da resistência das culturas, assim como da difusão das mensagens e dos produtos culturais, são com efeito muito grandes... A globalização, neste aspecto, apresenta uma preocupante tendência à homogeinização cultural, quando não à hegemonia pura e simples em certos setores culturais.

Mas “diversificar é preciso”: a diversidade cultural é, em um certo sentido, o próprio reflexo da necessidade abrangente da múltipla diversidade de vidas na Natureza, a fim de que essa possa como um todo renovar-se e sobreviver. A cultura é a “natureza” do homem. A diversidade cultural pode ser vista, por conseguinte, como a nossa “biodiversidade” -- aquela que deveríamos preservar, se não quisermos estiolar em um mundo globalizado que seria desprovido dos conteúdos, valores, símbolos e identidades que nos dizem intimamente respeito.
É importante que a sociedade brasileira se inteire dos debates internacionais que ora se iniciam formalmente – para que possa ser estruturada e formulada, de forma transparente, uma posição do Governo brasileiro afinada com todos os interesses nacionais em jogo.

Mateus, Thaylor, Tiago & Alberson :::
Série: 2º ano "A" > Tarde <

 
On 7 de outubro de 2010 às 14:11 , Unknown disse...

Quando um grupo compartilha uma cultura, compartilha um conjunto de significados, construídos, ensinados e aprendidos nas práticas de utilização da linguagem. A palavra cultura implica, portanto, o conjunto de práticas por meio das quais significados são produzidos e compartilhados em grupo.

Aluna:ana karolina gomes da silva 1ano "b".
Gabriela furtado 1ano "b"