Author: Blog da Jake
•16:03

Uma atitude ambientalmente correta requer consciência de ações, que muitas vezes podem parecer simples, mais que tem um alcance grandioso, estas ações quando desempenhadas em nossa rotina podem amenizar os processos de degradação que o ser humano vem fazendo ao meio.
Observa-se que o consumismo desenfreado é o agente estimulador para a produção de diversos utensílios que irão gerar resíduos, como: materiais tecnológicos, utilitários, vestuários entre outros. Como podemos observar todos nós estamos de um jeito ou de outro ligados por ações e reações, então porque não procurar encontrar outras formas de reutilização para os utensílios que não queremos ou procurar reciclar materiais recicláveis, pois o lixo é um dos maiores problemas ambientais do nosso planeta. Pensando em refletir sobre estas questões convido os alunos do ensino médio do turno da tarde, que realizem pesquisas sobre os princípios que regem a sustentabilidade e postem um resumo do entendimento sobre esta temática, no espaço para comentário, logo abaixo.
|
This entry was posted on 16:03 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

51 comentários:

On 15 de junho de 2010 às 19:16 , Unknown disse...

Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.
Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.
A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.
Para um empreendimento humano ser sustentável, tem de ter em vista 4 requisitos básicos. Esse empreendimento tem de ser:
• ecologicamente correcto;
• economicamente viável;
• socialmente justo; e
• culturalmente aceito.
Um exemplo real de comunidades humanas que praticam a sustentabilidade em todos níveis são as ecovilas.
Colocando em termos simples, a sustentabilidade é prover o melhor para as pessoas e para o ambiente tanto agora como para um futuro indefinido.

ALUNOS: JENYFER, GILMARA, VANUZIA, GYSELLE E JOSÉ ROBERTO.
TURMA: 3ºB; TARDE.

 
On 15 de junho de 2010 às 19:57 , luiza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
 
On 15 de junho de 2010 às 20:00 , luiza disse...

ESCOLA:O Pequeno Principe
ALUNAS: Andreza Cavalcante SÉRIE: 3ºB
Géssica Alves 3ºA
Joselina Pereira 3ºB
Luiza Maria Paixão 3ºB
Maria do Socorro 3ºB
Mariane Ferreira 3ºA

Princípio da Sustentabilidade

Sustentabilidade é um conceito relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Defende que a satisfação das necessidades das gerações atuais não deve comprometer as próximas gerações.
Podemos dizer “na prática”, que esse conceito de sustentabilidade representa promover a exploração de áreas de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir.
Além dos problemas com para o meio ambiente, a educação ambiental voltada para a sustentabilidade analisa também os indivíduos afetados pelas atividades e ameaças a comunidades sujeitas às conseqüências danosas das práticas predatórias.
Então, para um empreendimento ser sustentável, tem que ter em vista 4 requisitos básicos:
• ecologicamente correcto;
• economicamente viável;
• socialmente justo;
• culturalmente aceito.

 
On 16 de junho de 2010 às 17:25 , Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
 
On 16 de junho de 2010 às 17:31 , Anônimo disse...

Escola: "O Pequeno Príncipe"
Alunos:André Amorim 3º A
Andressa Costa 3º A
Gleycivania de Sousa 3º A
Maíra de Lima 3º B
Wamylle Santos 3º A

Como já foram abordados os conceitos sobre o tema específico, gostaríamos de comentar apenas acerca dos Sete Princípios da Sustentabilidade os quais conhecemos através de nossa pesquisa.

Na mudança educativa e na liderança, são eles: a profundidade, a durabilidade, a amplitude, a justiça, a diversidade, a disponibilidade de recursos e a conservação.

Profundidade: A liderança sustentável importa. Na educação, devemos preservar, proteger e promover o que é sustentável, que constituiu enriqueci mento da vida.

Durabilidade: A liderança sustentável perdura. Ela preserva e promove, ao longo do tempo, os aspectos mais valiosos da vida, ano após ano, líder após líder.

Amplitude: A liderança sustentável dissemina-se. Ela sustenta a liderança exercida pelos outros e baseia-se nela.

Justiça: A liderança sustentável não só não prejudica o ambiente circundante, como o melhora, ativamente. Esta forma de liderança não retira os melhores recursos às instituições vizinhas, a nível de alunos e de professores excepcionais.

Diversidade: A liderança sustentável promove uma diversidade coesa. Os ecossistemas fortes são diversos do ponto de vista biológico.

Disponibilidade de recursos: A liderança sustentável desenvolve-se sem esgotar os recursos materiais e humanos. Ela reconhece e recompensa os talentos de liderança existentes numa organização, na fase inicial da carreira das pessoas e não apenas no fim.

Conservação: A liderança sustentável honra o que de melhor existe no passado e aprende com ele, tendo em vista criar um futuro ainda melhor.

 
On 17 de junho de 2010 às 17:47 , Unknown disse...

OPÇOES
no estagio atual de desenvolvimento econômico e industrial a devastação ambiental
e inevitável , e infelizmente ninguém irá cessar esse crescimento então a única maneira e
minimizar o problema.
O principal trajeto e a busca de fontes renováveis e limpa para que pressão diminua-a. Possibilidades de grandes revoluções tecnológicas e sempre visível,nesse caso tem quer ser ecológica e agilizar o processo portanto há necessidade conscientização para podermos estabilizar o planeta.
Entretanto as mudanças nessa propagação as conseqüências serão irreversíveis infelizmente não poderemos fazer mais nada se a situação degrada-se a tal ponto. Tenhamos a precavidade para que
sejamos vigilantes e coercitivos no aquecimento global.
Antes de queres salva o planeta salve a você mesmo,comprando carros menos poluentes, economizando energia,não contaminando os rios. Somente assim conseguiremos salvar-nos,portanto isso dependerá do seus interesses e se for econômicos já sei onde ira chegar.
MATIAS COSTA BITTENCOURTH SALA:3A
ALBERTO MARINHO DOS SANTOS SALA:3A

 
On 18 de junho de 2010 às 05:37 , dan.on disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
 
On 18 de junho de 2010 às 05:53 , dan.on disse...

alunos: Daniel
Bruna
Luiz gustavo
serie: 2c

Principios da sustentebilidade

os principios da sustentebilidade esta relacionado com a continuidade dos aspectos economicos sociais e culturais e anbientais da sociedade humana.
A sustentenbilidade tem seus principios para o melhor prover das pessoas e para o ambiente
tanto agora como para um futuro indefinido.
A sustentabilidade é prover e suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras.

por isso devemos pensar mais como se ñ ouvesse o amanhã

colocando em termos simples a suntentebilidade em nosso dia a dia como um objetivo aceitavel.

 
On 18 de junho de 2010 às 08:34 , Lady dii disse...

18 de junho de 2010
Escola:O PEQUENO PRINCIPE
Alunos: Daiana Moreira 3°ano B
Erico Vinicius 3° ano B
Pedro Araújo 3°ano B
Gislainy Silva 3° ano B
Jessyelly Kaiza 3°ano B

O que é o Princípio da Sustentabilidade?


O Princípio da Sustentabilidade defende que a satisfação das necessidades das gerações actuais não deve comprometer a das gerações vindouras.

Por outras palavras, a utilização dos recursos naturais actualmente disponíveis, não deve ser mais rápida que a capacidade da própria natureza em os repor.

Este princípio relaciona-se com o conceito de desenvolvimento sustentável.

Segundo a Comissão Brundtland (1987), o Desenvolvimento Sustentável é o desenvolvimento que permite alcançar as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de alcançarem as suas próprias necessidades.

O modelo de desenvolvimento sustentável é, assim, aquele que internaliza os custos ambientais e sociais na economia e que substitui a primazia da economia pelo equilíbrio das dimensões ambiental, social e económica.

Face à degradação dos recursos naturais e à pobreza e exclusão social que afectam uma boa parte da população, as Nações Unidas fixaram, primeiro na Conferência do Rio (1992) e depois na Cimeira de Joanesburgo (2002), metas globais no domínio do desenvolvimento sustentável, designadamente: a redução a metade, até 2015, do número de habitantes em situação de pobreza extrema; a redução a metade, até 2015, do número de habitantes sem acesso a água potável e saneamento; a restauração dos stocks de pescado em extinção até 2015; a eliminação dos produtos químicos mais danosos para o ambiente e a saúde pública até 2020; a atribuição, por parte dos países desenvolvidos, de pelo menos 0,7% do PIB em assistência aos países em vias de desenvolvimento.

A União Europeia aprovou uma Estratégia Europeia para o Desenvolvimento Sustentável, identificando metas e calendários, e um conjunto de indicadores de desenvolvimento sustentável à luz dos quais se procede anualmente, na Cimeira da Primavera, à avaliação de desempenho da UE e dos Estados-Membros.

 
On 18 de junho de 2010 às 08:37 , Unknown disse...

O Princípio da Sustentável está relacionado a economia, meio ambiente, sociedade, pois o princípio sustentável é o desenvolvimento que permite alcançar as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de alcançarem as suas próprias necessidades.
Desta forma, a sustentabilidade deve ser adotada de maneira consciente em todos os nossos atos de maneira a transformar nossas atitudes em resultados sólidos visando atingir o seu real objetivo
É preciso mudar radicalmente para que alcancemos o desenvolvimento sustentável. Pelo modelo de desenvolvimento que adotamos atualmente, as gerações futuras serão completamente incapazes de satisfazer boa parte de suas necessidades
Pode-se verificar que não dá mais para se ignorar os problemas ambientais enfrentados. Teremos que conviver adotando medidas de forma que a sustentabilidade seja alcançada
Mesmo também acontecer com crescimento econômico desenfreado te afetado a gravidade dos problemas futuros, apresentado nas publicações, demonstrando que o sistema de crescimento estava insustentável
Observa-se que a sustentabilidade deve ser adotada por todos para que a continuidade de nossos recursos naturais possa continuar a gerações futuras. O uso desenfreado destes recursos já não é mais tolerado diante da escassez e dos problemas enfrentados. O conceito da sustentabilidade vem como uma solução, sendo adotada nas diversas partes do mundo a cada dia por um número maior de pessoas frente à minimização dos problemas enfrentados.
José Vicente , Nayara ,Maxcilene,Weveley ,Ludmilar ,Ranata ,Andressa
Todos 2ª ano B

 
On 18 de junho de 2010 às 14:31 , Unknown disse...

Escola: O Pequeno Príncipe
Série: 1 ano "B"
ALunas(o): Jéssica Silva nº:16
Karina Silva nº: 19
Kisciane Stephanie nº: 20
Francisca Jarana nº: 08
Luis Gustavo nº: 27


Os Principios da Sustentabilidade

Os principios da sustentabilidade está relacionada com a continuidade dos aspectos econômicos sociais e culturais e ambientais da sociedade humana.
A sustentenbilidade tem seus principios para o melhor prover das pessoas e para o ambiente
Os sete princípios da sustentabilidade na mudança educativa e na liderança são a profundidade, a durabilidade, a amplitude, a justiça, a diversidade, a disponibilidade de recursos e a conservação.

Profundidade
Na educação, devemos preservar, proteger e promover o que é sustentável, que constituiu enriquecimento da vida: o propósito moral fundamental de uma aprendiza-gem profunda e alargada para todos.

Durabilidade
Ela preserva e promove, ao longo do tempo, os aspectos mais valiosos da vida, ano após ano, líder após líder.

Amplitude
A liderança sustentável dissemina-se. Ela sustenta a liderança exerci da pelos outros e baseia-se nela. Num mundo complexo, nenhum líder, instituição ou Nação pode ou deve controlar tudo. A liderança sustentável é uma liderança distribuída.

Justiça
A liderança sustentável não só não prejudica o ambiente circundante, como o melhora, activamente. Esta forma de liderança não retira os melhores recursos às instituições vizinhas, a nível de alunos e de professores excepcionais.

Diversidade
A liderança sustentável promove uma diversidade coesa. Os ecossistemas fortes são diversos do ponto de vista biológico.

Disponibilidade de recursos
A lidrança sustentável desenvolve-se sem esgotar os recursos materiais e humanos. Ela reconhece e recompensa os talentos de liderança existentes numa organização, na fase inicial da carreira das pessoas e não apenas no fim.

Conservação
A liderança sustentável honra o que de melhor existe no passado e aprende com ele, tendo em vista criar um futuro ainda melhor. Entre o caos da mudança, a liderança sustentável mostra-se firme quanto à preservação e à renovação dos seus objectivos de longo prazo.
E então defenimos que os principios da sustentabilidade se define em Base, apoio e manutenção

 
On 18 de junho de 2010 às 16:14 , Unknown disse...

Os sete princípios da sustentabilidade
Os sete princípios da sustentabilidade na mudança educativa e na liderança são a profundidade, a durabilidade, a amplitude, a justiça, a diversidade, a disponibilidade de recursos e a conservação.
1. Profundidade
A liderança sustentável importa. Na educação, devemos preservar, proteger e promover o que é sustentável, que constituiu enriquecimento da vida: o propósito moral fundamental de uma aprendizagem profunda e alargada para todos (em vez do sucesso testado superficialmente e definido estreitamente), num contexto de empenhamento para com os outros e de relações de cuidado permanente.
2. Durabilidade
A liderança sustentável perdura. Ela preserva e promove, ao longo do tempo, os aspectos mais valiosos da vida, ano após ano, líder após líder.
3. Amplitude
A liderança sustentável dissemina-se. Ela sustenta a liderança exerci da pelos outros e baseia-se nela. Num mundo complexo, nenhum líder, instituição ou Nação pode ou deve controlar tudo. A liderança sustentável é uma liderança distribuída.
4. Justiça
A liderança sustentável não só não prejudica o ambiente circundante, como o melhora, ativamente. Esta forma de liderança não retira os melhores recursos às instituições vizinhas, a nível de alunos e de professores excepcionais. Ela não prospera à custa de outras escolas.
5. Diversidade
A liderança sustentável promove uma diversidade coesa. Os ecossistemas fortes são diversos do ponto de vista biológico. Também as organizações fortes promovem a diversidade e evitam a estandardização. Nas comunidades sustentáveis, o alinhamento é um termo com conotação negativa: ele perpetua a dependência hierárquica relativamente a sistemas lineares frágeis que facilmente se desfazem. Pelo contrário, a liderança sustentável promove a diversidade no ensino e na aprendizagem, aprende com ela e consegue progressos, estabelecendo redes coesas entre a riqueza dos seus variados componentes.
6. Disponibilidade de recursos
A liç1erança sustentável desenvolve-se sem esgotar os recursos materiais e humanos. Ela reconhece e recompensa os talentos de liderança existentes numa organização, na fase inicial da carreira das pessoas e não apenas no fim. Ela zela pelos líderes, assegurando-se de que cuidam de si próprios. Tal liderança renova a energia das pessoas: não esgota os líderes, através da sobrecarga de inovações e de prazos irrealistas para concretizar a mudança. A liderança sustentável é prudente e dispõe de recursos, sem desperdiçar dinheiro, nem pessoas.
7. Conservação
A liderança sustentável honra o que de melhor existe no passado e aprende com ele, tendo em vista criar um futuro ainda melhor. Entre o caos da mudança, a liderança sustentável mostra-se firme quanto à preservação e à renovação dos seus objetivos de longo prazo. A maior parte das teorias e das práticas de mudança só aponta em frente: trata-se de 'uma mudança sem passado nem memória. A liderança sustentável revisita e revive as memórias organizacionais e honra o saber dos que transportam essa lembrança.

ALUNOS: TÚLIO FERNANDO,DANIEL,JOSÉ INÁCIO, JEAN
ESCOLA: O PEQUENO PRINCIPE
TURMA: 1° ANO 'A'
TURNO: TARDE

 
On 18 de junho de 2010 às 19:51 , Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
 
On 18 de junho de 2010 às 19:55 , Unknown disse...

escola:o pequeno principe Serie3B
Aluno:Francielton vascocelos
Aluno:pedro A.zanpiva
Aluno:jeovani lopisNº24
Aluno:Arthur mateus Nº07
Aluno:Juvenal ribeiro Nº28
Alunos:lucas de arauja nº30
Aluno:bruno freitas da silva Nº06

Princípios da sustentabilidade
Para o Grupo Votorantim, ser sustentável é ser capaz de garantir continuidade e crescimento dos negócios no longo prazo, antecipando motivações das partes interessadas e incorporando-as aos objetivos da empresa.

Continuar e crescer são desafios de perenidade e resultados que só a geração consistente de valor pode assegurar. A diferença do desenvolvimento sustentável está em gerar valor com respeito aos interesses dos diversos públicos que se relacionam com a empresa.

Os Princípios de Sustentabilidade do Grupo Votorantim exprimem seu compromisso com o desenvolvimento sustentável:

1. Ser reconhecida pela sociedade como uma empresa social e ambientalmente
responsável.
2. Ter sustentabilidade como estratégia, orientando governança, gestão,
educação, decisões e investimentos - criando valor.
3. Evoluir consistentemente os resultados econômicos, sociais e ambientais,
buscando eficiência e confiabilidade nas operações, de acordo com padrões de
classe mundial.
4. Ser reconhecida como empresa que atrai, desenvolve e retém talentos para a
geração de valor e construção de uma sociedade justa e inclusiva.
5. Ter compromisso com o bem-estar, a saúde e a segurança de nossos
funcionários, clientes e parceiros.
6. Contribuir para o desenvolvimento das comunidades em que atuamos.
7. Incentivar a cooperação e a participação de todos os funcionários e partes
interessadas na construção de parcerias e trabalho conjunto - visando à
geração de valor mútuo.

 
On 19 de junho de 2010 às 19:44 , Unknown disse...

O Princípio da Sustentabilidade defende que a satisfação das necessidades das gerações atuais não deve comprometer a das gerações vindouras.
Por outras palavras, a utilização dos recursos naturais atualmente disponíveis, não deve ser mais rápida que a capacidade da própria natureza em os repor.
Este princípio relaciona-se com o conceito de desenvolvimento sustentável.
Segundo a Comissão Brundtland (1987), o Desenvolvimento Sustentável é o desenvolvimento que permite alcançar as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de alcançarem as suas próprias necessidades.
O modelo de desenvolvimento sustentável é, assim, aquele que internaliza os custos ambientais e sociais na economia e que substitui a primazia da economia pelo equilíbrio das dimensões ambiental, social e econômica.
Face à degradação dos recursos naturais e à pobreza e exclusão social que afetam uma boa parte da população, as Nações Unidas fixaram, primeiro na Conferência do Rio (1992) e depois na Cimeira de Johanesburgo (2002), metas globais no domínio do desenvolvimento sustentável, designadamente: a redução a metade, até 2015, do número de habitantes em situação de pobreza extrema; a redução a metade, até 2015, do número de habitantes sem acesso a água potável e saneamento; a restauração dos stocks de pescado em extinção até 2015; a eliminação dos produtos químicos mais danosos para o ambiente e a saúde pública até 2020; a atribuição, por parte dos países desenvolvidos, de pelo menos 0,7% do PIB em assistência aos países em vias de desenvolvimento.
A União Européia aprovou uma Estratégia Européia para o Desenvolvimento Sustentável, identificando metas e calendários, e um conjunto de indicadores de desenvolvimento sustentável à luz dos quais se procede anualmente, na Cimeira da Primavera, à avaliação de desempenho da UE e dos Estados-Membros.
KÉZIA ARAUJO 3A
CINTHIA 3A
ERYKA 3A
EMILE3A

 
On 21 de junho de 2010 às 17:14 , Meyre James disse...

Como vimos anteriormente o princípio da sustentabilidade tem como principal objetivo , atender as necessidades que o meio ambiente sofre com os impactos sofridos na natureza por parte de nós homens, elaborando propostas para ameniza-los de uma forma que gerações seguintes não sofra tanto.
Apenas alguns desses princípios são:
*Prevenção-É quase sempre invariavelmente verdade que é mais barato prevenir a degradação e poluição do que ter que limpar a seguir,Metodologias de controle integrado devem ser integradas nas atividades da comunidade local permitindo identificar atividades com impactes negativos na qualidade de vida da comunidade.
*Cooperação-A cooperação determina a procura de soluções concertadas para os problemas de ambiente e de gestão dos recursos naturais.
*Integridade ecológica-O conceito dos ecossistemas urbanos, avaliar ambientes construídos artificialmente do mesmo modo que os ecossistemas no mundo natural foi introduzido na década de 70.As políticas têm que ser formuladas de modo a assegurar uma protecção adequada da biodiversidade e a manutenção dos principais processos ecológicos e dos sistemas que suportam a vida.
*Integração-Devem criar-se os meios adequados para assegurar a integração das políticas de crescimentos económico e social e de conservação da natureza, tendo como finalidade o desenvolvimento integrado, harmónico e sustentável.
*Responsabilização -Aponta para a assunção pelos agentes das consequências, para terceiros, da sua ação, directa ou indirecta, sobre os recursos naturais.
ALUNOS(as):
Daniele Lima - 3B
Estevão Ribeiro - 3A
Meyre James - 3A
Kelver Padilha - 3A

 
On 22 de junho de 2010 às 14:58 , anderson disse...

Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.
Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.
A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.
Para um empreendimento humano ser sustentável, tem de ter em vista 4 requisitos básicos. Esse empreendimento tem de ser:
• ecologicamente correcto;
• economicamente viável;
• socialmente justo; e
• culturalmente aceito.
A Sustentabilidade das Organizações Educativas
A sustentabilidade é uma palavra consideravelmente recente, relativamente ao sistema educacional, e tem vindo a alcançar significados muito diversificados na sociedade e cultura actual. Do latim, este termo origina-se da palavra “sustentare”, que encaminha para noções como: comportar, resguardar, auxiliar, colaborar, segurar, preservar em bom estado, fazer frente a, suportar.
Nas análises institucionais, o próprio conceito esteve quase sempre muito demarcado ao aspecto económico, em particular no que se refere à dimensão financeira das organizações.
Durante muito tempo se considerou a sustentabilidade, como associada à viabilidade económica das organizações e por muito tempo, a sustentabilidade de organizações sociais também esteve relacionada à eficiência económica, e esta, por sua vez associada à captação de meios e recursos. Neste panorama, a sustentabilidade é atingida por meio da combinação das fontes de financiamento.
Este conceito tem evoluído desde a década de 1980, ascendendo de maneira clara e precisa, sobre a compreensão das organizações. A organização deve se adaptar às mudanças para ser sustentável, tendo em conta também aspectos referentes à cultura e à transformação das organizações. Se as necessidades sociais se vão modificando e moldando, as organizações devem auxiliar e acompanhar estas transformações para continuar a levar em conta o seu propósito social.
As instituições de ensino superior sustentável, procuram investir na qualidade da aprendizagem dos seus alunos, pois tem sob sua responsabilidade organizar e intervir na transmissão dos conhecimentos. A formação e a qualificação consagradas por ela, devem estar intimamente relacionadas com a realidade social, que se torna complexa, de uma forma gradual, e torna-se fundamental, aos novos profissionais, o crescimento de uma capacidade de resposta activa, comunicativa, ponderada e autónoma.
ALUNOS:ANDERSON 1°C KLEBSON 1°C LEOLINO 1°C FRANKILIN 1°B
ALEXANDRE 1°C

 
On 22 de junho de 2010 às 17:07 , julio pedro disse...

TEMA: Principio De Sustentabilidade

Resumo
Este artigo apresenta uma abordagem histórica da evolução da temática da sustentabilidade ao longo das últimas décadas através de uma análise dos principais encontros temáticos mundiais para discutir a questão. Dos cinco princípios de sustentabilidade apresentados,dois são originados das Nações Unidas e os outros três foram produzidos por iniciativas empresariais. Como resultado da análise, estruturou-se um quadro comparativo,enfatizando aspectos críticos de cada abordagem.
Palavras chave: Sustentabilidade, Desenvolvimento Sustentável, Princípios de
Sustentabilidade.
Introdução
O objetivo deste artigo é discorrer sobre os chamados princípios de sustentabilidade,
buscando analisar a existência de uma relação entre eles. Os princípios foram desenvolvidos a partir de conferências, organizadas pela Organização das Nações Unidas e com apoio de outros organismos internacionais. Numa primeira abordagem busca-se estruturar os princípios nas dimensões clássicas: econômico, social e ambiental, do modelo do Triple Botton Line.
Abordagem histórica
Desde a Primeira Guerra Mundial e a criação da Liga das Nações, com o objetivo de
promover a cooperação, a paz e a segurança internacional, em 1920, tem-se uma vontade de pensar globalmente. Na Segunda Guerra Mundial e com a tragédia de Hiroshima levou o mundo a um pensamento coletivo para evitar uma tragédia como essa. Como conseqüência nasceu a Organização das Nações Unidas (ONU) em 1945 traduzindo em um documento de grande percussão, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948. Este documento foi a primeira proclamação reivindicando os direitos básicos dos indivíduos: econômico, ambiental e social. Hoje em dia ela é aceita e respeitada internacionalmente e serve como base para a elaboração de constituições e referência para a criação de certificações.
O primeiro marco referencial do desenvolvimento sustentável, com este nome, foi em 1972 com a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Urbano, também conhecida como Conferência de Estocolmo. Desta reunião foi gerada a Declaração de Estocolmo, um documento com 26 princípios, e 8 proclamações afirmando que “A proteção e o melhoramento do meio ambiente humano é uma questão fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo inteiro, um desejo urgente dos povos de todo o mundo e um dever de todos os governos.”.
Neste momento foi apresentado pela primeira vez o conceito de sustentabilidade, mesmo com muito significado ambiental.

ESCOLA: O Pequeno Príncipe
ALUNOS: Ana Caroline 1°A; Kaique 1°C; Leilsom 1°C; Leiltom 1°C; Júlio Pedro 1°C
Tarde

 
On 23 de junho de 2010 às 12:25 , Unknown disse...

Escola: O Pequeno Principe.
Alunos(a):Vanessa carvalho 1C; Suelem matne 1c; Camila Sabrine 1c; Ieo leslei 1c; Brenda Fernandes 1b.
Sustentabilidade é ser ser sustentável é ser capaz de garantir continuidade e crescimento.
Continuar e crescer são desafios de perenidade e resultados que só a geração consistente de valor pode assegurar. A diferença do desenvolvimento sustentável está em gerar valor com respeito aos interesses dos diversos públicos que se relacionam com a empresa.
Os Princípios de Sustentabilidade do Grupo Votorantim exprimem seu compromisso com o desenvolvimento sustentável:
Ser reconhecida pela sociedade como uma empresa social e ambientalmente
responsável.
Ter sustentabilidade como estratégia, orientando governança, gestão,
educação, decisões e investimentos - criando valor.
Evoluir consistentemente os resultados econômicos, sociais e ambientais,
buscando eficiência e confiabilidade nas operações, de acordo com padrões de
classe mundial.
Ser reconhecida como empresa que atrai, desenvolve e retém talentos para a
geração de valor e construção de uma sociedade justa e inclusiva.
Ter compromisso com o bem-estar, a saúde e a segurança de nossos
funcionários, clientes e parceiros.
Contribuir para o desenvolvimento das comunidades em que atuamos.
Incentivar a cooperação e a participação de todos os funcionários e partes
interessadas na construção de parcerias e trabalho conjunto - visando à
geração de valor mútuo.

 
On 23 de junho de 2010 às 12:32 , Unknown disse...

Não podemos falar de preservar o meio ambiente sem mencionar a sustentabilidade. Sustentabilidade pode ser definida quando o homem se desenvolve sem causar grandes danos à natureza, e para se ter sustentabilidade é necessário se seguir alguns princípios.
Um importante principio é a cooperação, todos devem fazer sua parte em prol da preservação da natureza, não adianta 1 ou 2 fazerem, todos tem que ajudar, caso contrário fica impossível criar o desenvolvimento sustentável.
Outro principio é o devedor-pagador, se alguém faz algo contra o meio ambiente tem que repor o que foi destruído, por exemplo, se uma empresa tiver de construir um prédio e for necessário derrubar duas árvores que estejam atrapalhando a obra, ela pode derrubar as árvores, desde que reponha duas arvores para compensar o que foi perdido.
Um importante principio é a reciclagem, sabemos que o lixo é um problema que cresce mais e mais a cada dia e que nos causa danos graves, por isso para termos um desenvolvimento sustentável precisamos começar a trabalhar mais com o lixo, criar centro de reciclagens, fazer a coleta seletiva, essas idéias ajudam muio na hora de resolver esse mau tão terrível.
Controlar a poluição do ar também é um grande principio, sabemos que os problemas causados pelo excesso de poluição crescem a cada dia, o efeito estufa se intensifica e o mundo sofre com tudo isso, por isso evitar as queimadas, utilizar menos os veículos automotores que liberam gás carbônico ajuda no plano de sustentabilidade.
A responsabilidade com o meio ambiente não pode ficar de fora, uma pessoa tem que estar consciente de seus atos, pois com a natureza não se brinca, muitas vezes uma pequena ação de uma obra por exemplo acaba causando danos gravíssimos ao meio ambiente, por isso sustentabilidade sem responsabilidade não existe.
Prevenção é uma boa ajuda a natureza, pois se o homem previvir suas ações dará um bom empurrão à sustentabilidade, criar metodologias, fazer planos, analisar os impactos de uma obra, tudo isso faz com que você previna as degradações ambientais.
Estes são alguns princípios que vão ajudar e muito no programa de sustentabilidade, todos devemos de fazer a nossa parte, temos de nos conscientizar do que estamos fazendo, só assim ajudaremos o mundo.
OBS: professora este trabalho servirá de complemento para o anterior feito pelo aluno Matias.
Alunos: Alberto Marinho e Matias Costa/ série: 3º ano A.

 
On 23 de junho de 2010 às 13:45 , Cyber Planet disse...

Principios de Sustentabilidade

A sustentabilidade assenta nos seguintes princípios:

1 - Prevenção
Em vez de avaliar os danos e tentar repará-los, deve-se evitar a sua ocorrência, controlando as respectivas causas. Metodologias de controlo devem ser integradas nas actividades da comunidade local permitindo identificar actividades com impactes negativos na qualidade de vida da comunidade.

2 - Precaução
Onde se verifique a possibilidade de ocorrência de impactes negativos muito significativos ou significativos e irreversíveis, a ausência de certeza científica não deve ser utilizada para justificar adiamentos ou relegar para segundo plano medidas preventivas de degradação ambiental.

3 - Poluidor-Pagador
É um dos princípios específicos da Lei de Bases do Ambiente (Lei n.º 11/87 de 7 de Abril), prevendo a obrigatoriedade do poluidor em corrigir ou recuperar o ambiente, suportando os encargos daí resultantes, não lhe sendo permitido continuar a acção poluente

4 - Cooperação
Determina a procura de soluções concertadas com outros actores locais, nacionais ou internacionais para os problemas de ambiente e de gestão dos recursos naturais. A cooperação inicial entre todas as partes interessadas no processo de planeamento e implementação de políticas, planos e projectos pode atenuar alguns obstáculos do caminho.

5 - Integridade ecológica
O conceito dos ecossistemas urbanos, avaliar ambientes construídos artificialmente do mesmo modo que os ecossistemas no mundo natural foi introduzido na década de 70. Sustentabilidade significa que não podemos aumentar as nossas necessidades indefinidamente; as políticas têm que ser formuladas de modo a assegurar uma protecção adequada da biodiversidade e a manutenção dos principais processos ecológicos e dos sistemas que suportam a vida.

6 - Melhoria contínua
Determina a necessidade do desenvolvimento de políticas, planos e projectos dinâmicos e flexíveis, reconhecendo a necessidade de adaptações e alterações em qualquer altura, seguindo uma lógica de progressão contínua rumo à sustentabilidade. A este princípio estão associados os conceitos de avaliação e monitorização constantes.

7 - Equidade intra e inter-gerações
Determina a necessidade de assegurar a melhoria da qualidade de vida da população em geral, tanto nas gerações presentes como nas futuras.

8 - Integração
Devem criar-se os meios adequados para assegurar a integração das políticas de crescimentos económico e social e de conservação da natureza, tendo como finalidade o desenvolvimento integrado, harmónico e sustentável.

9 - Democracia
A sustentabilidade deve ser fomentada por processos participativos e permite que a comunidade como um todo tenha o mesmo envolvimento no processo de tomada de decisão.

10 - Subsidariedade
Este princípio implica que as decisões devem ser tomadas ao nível de decisão o mais próximo possível do cidadão.

ANULOS: SKALLITH, ROBERTA, ANA KAROLINA, GABRIELA, JEISIMIELE 1°B E MONIKELLY 1° C

 
On 24 de junho de 2010 às 05:33 , Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
 
On 24 de junho de 2010 às 05:37 , Unknown disse...

Sustentabilidade: é um conceito sistemático, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana, ou em termos mais ditos a sustentabilidade é promover o melhor para as pessoas e para o ambiente tanto agora como para um futuro indefinido.

Existem sete princípios de sustentabilidade na mudança educativa e na liderança que são:

Profundidade: onde devemos preservar, proteger e promover o que é bom para todos, que constituiu enriqueci¬mento da vida: o propósito moral fundamental de uma aprendiza¬gem profunda e ampliadora para todos.

Durabilidade: Ela preserva e promove, ao longo do tempo, os aspectos mais valiosos da vida, ano após ano, líder após líder. A sucessão dos líderes e a capacidade de liderar ao longo do tempo, independentemente de quem sejam os dirigentes, constituem um desafio central da sustentabilidade da liderança e da mudança no mundo educativo.

Amplitude: sustenta a liderança exerci da pelos outros e baseia-se nela A liderança sustentável é uma liderança distribuída. Esta afirmação representa tanto uma descrição precisa da quantidade de liderança que já é exercida na sala de aula, na escola e no sistema educativo, como uma ambição relativamente àquilo em que a liderança se pode transformar, de uma forma mais deliberada.

Justiça: esta forma de liderança não retira os melhores recursos às instituições vizinhas, em nível de alunos e de professores excepcionais. A liderança sustentável não possui somente um centro: pelo contrário, é socialmente justa.

Diversidade: promovem a diversidade e evitam a padronização. Ou seja, promove a diversidade no ensino e na aprendizagem, aprende com ela e consegue progressos, estabelecendo redes coesas entre a riqueza dos seus variados com¬ponentes.

Disponibilidade de recursos: zela pelos líderes,assegurando-se de que cuidam de si próprios. A liderança sustentável é prudente e dispõe de recursos, sem desperdiçar dinheiro, nem pessoas.

Conservação: mostra-se firme quanto à preservação e à renovação dos seus objetivos de longo prazo. Revisita e revive as memórias organizacionais e honra o saber dos que transportam essa lembrança.

 
On 24 de junho de 2010 às 10:09 , leticia disse...

Os Princípios da sustentabilidade


Segundo a Comissão Brundtland (1987), o Desenvolvimento Sustentável é o desenvolvimento que permite alcançar as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de alcançarem as suas próprias necessidades.


Os princípios da sustentabilidade são:
1. Profundidade
A liderança sustentável importa. Na educação, devemos preservar proteger e promover o que é sustentável, que constituiu enriqueci mento da vida: o propósito moral fundamental de uma aprendizagem profunda e alargada para todos (em vez do sucesso testado superficialmente e definido estreitamente), num contexto de empenhamento para com os outros e de relações de cuidado permanente. O primeiro princípio da liderança sustentável é a sua orientação para a aprendizagem e para o cuidado interpessoal.
2. Durabilidade
A liderança sustentável perdura. Ela preserva e promove, ao longo do tempo, os aspectos mais valiosos da vida, ano após ano, líder após líder. A sucessão dos líderes e a capacidade de liderar ao longo do tempo, independentemente de quem sejam os dirigentes, constituem um desafio central da sustentabilidade da liderança e da mudança no mundo educativo.
3. Amplitude
A liderança sustentável se dissemina. Ela sustenta a liderança exercida pelos outros e baseia-se nela. Num mundo complexo, nenhum líder, instituição ou Nação pode ou deve controlar tudo. A liderança sustentável é uma liderança distribuída. Esta afirmação representa tanto uma descrição precisa da quantidade de liderança que já é exercida na sala de aula, na escola e no sistema educativo, como uma ambição relativamente aquilo em que a liderança se pode transformar, mais deliberadamente.
4. Justiça
A liderança sustentável não só não prejudica o ambiente circundante, como o melhora, ativamente. Esta forma de liderança não retira os melhores recursos às instituições vizinhas, a nível de alunos e de professores excepcionais. Ela não prospera à custa de outras escolas. Tal liderança não provoca danos nas organizações adjacentes na comunidade local e encontra ativamente formas de partilhar conhecimento e recursos com elas. A liderança sustentável não é autocentrada.
5. Diversidade
A liderança sustentável promove uma diversidade coesa. Os ecos sistemas fortes são diversos do ponto de vista biológico. Também as organizações fortes promovem a diversidade e evitam a estandardização. Nas comunidades sustentáveis, o alinhamento é um termo com conotação negativa: ele perpetua a dependência hierárquica relativamente a sistemas lineares frágeis que facilmente se desfazem. Pelo contrário, a liderança sustentável promove a diversidade no ensino e na aprendizagem, aprende com ela e consegue progressos, estabelecendo redes coesas entre a riqueza dos seus componentes.
6. Disponibilidade de recursos
A liderança sustentável desenvolve-se sem esgotar os recursos materiais e humanos. Ela reconhece e recompensa os talentos de liderança existentes numa organização, na fase inicial da carreira das pessoas e não apenas no fim. Ela zela pelos líderes, assegurando-se de que cuidam de si próprios. Tal liderança renova a energia das pessoas: não esgota os líderes, através da sobrecarga de inovações e de pra zos irrealistas para concretizar a mudança. A liderança sustentável é prudente e dispõe de recursos, sem desperdiçar dinheiro, nem pessoas.
7. Conservação
A liderança sustentável honra o que de melhor existe no passado e aprende com ele, tendo em vista criar um futuro ainda melhor. Entre o caos da mudança, a liderança sustentável mostra-se firme quanto à preservação e à renovação dos seus objetivos de longo prazo. A maior parte das teorias e das práticas de mudança só aponta em frente: se trata de uma mudança sem passado nem memória. A liderança sustentável revisita e revive as memórias organizacionais e honra o saber dos que transportam essa lembrança.



Colégio: O Pequeno Príncipe
Profª: Jaqueline
Série: 3ª A
Aluna: Ellen Rosielly
Data: 25/06/2010

 
On 24 de junho de 2010 às 13:27 , Unknown disse...

Alunos:Bruna Fernandes,Stefany Menezes,Marcio Rogério,Osvaldo Jr.-1 ano “A”-Débora Santos-1ano “B”
A sustentabilidade é prover e suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras.
A sustentabilidade tem 7 principios:
1. Profundidade
A liderança sustentável importa. Na educação, devemos preservar, proteger e promover o que é sustentável, que constituiu enriqueci mento da vida: o propósito moral fundamental de uma aprendiza gem profunda e alargada para todos (em vez do sucesso testado
superficialmente e definido estreitamente), num contexto de empe nhamento para com os outros e de relações de cuidado permanente. O primeiro princípio da liderança sustentável é o da sua orientação para a aprendizagem e para o cuidado interpessoal.
2.Durabilidade
A liderança sustentável perdura. Ela preserva e promove, ao longo do tempo, os aspectos mais valiosos da vida, ano após ano, líder após líder. Como recordam Collins e Porras, "todos os líderes, inde pendentemente do seu carisma ou do seu carácter visionário, aca bam por morrer,,44. A sucessão dos líderes e a capacidade de liderar ao longo do tempo, independentemente de quem sejam os dirigentes, constituem um desafio central da sustentabilidade da liderança e da mudança no mundo educativo.
3. Amplitude
A liderança sustentável dissemina-se. Ela sustenta a liderançaexerci da pelos outros e baseia-se nela. Num mundo complexo, nenhum líder, instituição ou Nação pode ou deve controlar tudo. A liderança sustentável é uma liderança distribuída. Esta afirmação representa tanto uma descrição precisa da quantidade de liderança que já é exercida na sala de aula, na escola e no sistema educativo, como uma ambição relativamente àquilo em que a liderança se pode transformar, de uma forma mais deliberada.
4. Justiça
A liderança sustentável não só não prejudica o ambientecircundante, como o melhora, activamente. Esta forma de liderança não retira os melhores recursos às instituições vizinhas, a nível de alunos e de professores excepcionais. Ela não prospera à custa de outras escolas. Tal liderança não provoca danos nas organizações adjacentes nem na comunidade local e encontra activamente formas de parti lhar conhecimento e recursos com elas. A liderança sustentável não éautocentrada: é, pelo contrário, socialmente justa.
5.Diversidade
A liderança sustentável promove uma diversidade coesa. Os ecos sistemas fortes são diversos do ponto de vista biológico. Também as organizações fortes promovem a diversidade e evitam a estandardi zação. Nas comunidades sustentáveis, oalinhamento é um termo com conotação negativa: ele perpetua a dependência hierárquica relativamente a sistemas lineares frágeis que facilmente se desfazem. Pelo contrário, a liderança sustentável promove a diversidade no ensino e na aprendizagem, aprende com ela e consegue progressos, estabelecendo redes coesas entre a riqueza dos seus variados com ponentes.
6. Disponibilidade de recursos
A liç1erança sustentável desenvolve-se sem esgotar os recursos materiais e humanos. Ela reconhece e recompensa os talentos de liderança existentes numa organização, na fase inicial da carreira das pessoas e não apenas no fim. Ela zela pelos líderes, assegurando-se de que cuidam de si próprios. Tal liderança renova a energia das pessoas: não esgota os líderes, através da sobrecarga de inovações e de pra zos irrealistas para concretizar a mudança. A liderança sustentável é prudente e dispõe de recursos, sem desperdiçar dinheiro, nem pessoas.
7.Conservação
A liderança sustentável honra o que de melhor existe no passado e aprende com ele, tendo em vista criar um futuro ainda melhor. Entre o caos da mudança, a liderança sustentável mostra-se firme quanto à preservação e à renovação dos seus objectivos de longo prazo. A maior parte das teorias e das práticas de mudança só aponta em frente: trata-se de 'uma mudança sem passado nem memória. A liderança sustentável revisita e revive as memórias organizacionais e honra o saber dos que transportam essa lembrança.

 
On 24 de junho de 2010 às 13:39 , Unknown disse...

Principios de Sustentabilidade

A sustentabilidade assenta nos seguintes princípios:
1 - Prevenção
Em vez de avaliar os danos e tentar repará-los, deve-se evitar a sua ocorrência, controlando as respectivas causas. Metodologias de controlo devem ser integradas nas actividades da comunidade local permitindo identificar actividades com impactes negativos na qualidade de vida da comunidade.
2 - Precaução
Onde se verifique a possibilidade de ocorrência de impactes negativos muito significativos ou significativos e irreversíveis, a ausência de certeza científica não deve ser utilizada para justificar adiamentos ou relegar para segundo plano medidas preventivas de degradação ambiental.
3 - Poluidor-Pagador
É um dos princípios específicos da Lei de Bases do Ambiente (Lei n.º 11/87 de 7 de Abril), prevendo a obrigatoriedade do poluidor em corrigir ou recuperar o ambiente, suportando os encargos daí resultantes, não lhe sendo permitido continuar a acção poluente
4 - Cooperação
Determina a procura de soluções concertadas com outros actores locais, nacionais ou internacionais para os problemas de ambiente e de gestão dos recursos naturais. A cooperação inicial entre todas as partes interessadas no processo de planeamento e implementação de políticas, planos e projectos pode atenuar alguns obstáculos do caminho.
 
5 - Integridade ecológica
O conceito dos ecossistemas urbanos, avaliar ambientes construídos artificialmente do mesmo modo que os ecossistemas no mundo natural foi introduzido na década de 70. Sustentabilidade significa que não podemos aumentar as nossas necessidades indefinidamente; as políticas têm que ser formuladas de modo a assegurar uma protecção adequada da biodiversidade e a manutenção dos principais processos ecológicos e dos sistemas que suportam a vida.
6 - Melhoria contínua
Determina a necessidade do desenvolvimento de políticas, planos e projectos dinâmicos e flexíveis, reconhecendo a necessidade de adaptações e alterações em qualquer altura, seguindo uma lógica de progressão contínua rumo à sustentabilidade. A este princípio estão associados os conceitos de avaliação e monitorização constantes.
7 - Equidade intra e inter-gerações
Determina a necessidade de assegurar a melhoria da qualidade de vida da população em geral, tanto nas gerações presentes como nas futuras.
8 - Integração
Devem criar-se os meios adequados para assegurar a integração das políticas de crescimentos económico e social e de conservação da natureza, tendo como finalidade o desenvolvimento integrado, harmónico e sustentável.
9 - Democracia
A sustentabilidade deve ser fomentada por processos participativos e permite que a comunidade como um todo tenha o mesmo envolvimento no processo de tomada de decisão.
10 - Subsidariedade
Este princípio implica que as decisões devem ser tomadas ao nível de decisão o mais próximo possível do cidadão.
11 - Envolvimento da comunidade e transparência
Reconhece que a sustentabilidade não pode ser alcançada, nem pode haver um progresso significativo nesse sentido, sem o suporte e o envolvimento de toda a comunidade. O processo de tomada de decisão deve ser claro, explícito e público.
12 - Responsabilização
Aponta para a assunção pelos agentes das consequências, para terceiros, da sua acção, directa ou indirecta, sobre os recursos naturais.



Componentes:Hayza manfrine,Brenda veiga,Rafaela regina,Camila pereira,Luciana de abreu.
Turma:1° ''A''

 
On 24 de junho de 2010 às 14:08 , Unknown disse...

A sustentabilidade um conceito sistemático, relacionado a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.
Propõe-se a ser um meio de alterar a civilização e as atividades humanas, na qual forma que a sociedade os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar seu potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a natureza, planejando e agindo de forma a atingir pro eficiente na manutenção incompleta desses ideais.
Os princípios da sustentabilidade defende a satisfação das necessidades daas gerações atuais e, não deve comprometer as próximas gerações
Em outras palavras, a utilização dos recursos naturas, hoje disponíveis não pode ser mais rápida que a capacidade da própria natureza em repor.
A sustentabilidade tem os seguintes princípios:
1º Prevenção:
Em vês de avaliar os danos e tentar consertá-los, deve evitar o seu acontecimento, controlando as suas causas. Metodologias de controle devem ser integradas nas atividades da comunidade local permitindo identificar atividades com impactos negativos na qualidade de vida da comunidade.
2º Precaução:
Onde se verifique a possibilidade de ocorrência de impactos negativos muito significativos e irreversíveis, a ausência da certeza científica não deve ser utilizada para justificar adiamentos ou relegar para segundo plano, medidas de prevenção da degradação ambiental.

3º POLUIDOR–PAGADOR:

É UM DOS PRINCÍPIOS ESPECÍFICOS DA LEI DE BASE DO MEIO AMBIENTE (LEI N.º 11/87 DE 7 DE ABRIL), PREVENDO A OBRIGATORIEDADE DO POLUIDOR EM CORRIGIR OU RECUPERAR O AMBIENTE, SUPORTANDO OS ENCARGOS DAÍ RESULTANTES, NÃO LHE SENDO PERMITIDO CONTINUAR A AÇÃO POLUENTE

4º Cooperação:
DETERMINA A PROCURA DE SOLUÇÕES CONCERTADAS COM OUTROS ATORES LOCAIS, NACIONAIS OU INTERNACIONAIS PARA OS PROBLEMAS DE AMBIENTE E DE GESTÃO DOS RECURSOS NATURAIS. A COOPERAÇÃO INICIAL ENTRE TODAS AS PARTES INTERESSADAS NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS, PLANOS E PROJETOS PODE ATENUAR ALGUNS OBSTÁCULOS DO CAMINHO.
5º INTEGRIDADE ECOLÓGICA:
O CONCEITO DOS ECOSSISTEMAS URBANOS. AVALIAR AMBIENTES CONSTRUÍDOS ARTIFICIALMENTE DO MESMO MODO QUE OS ECOSSISTEMAS NO MUNDO NATURAL FOI INTRODUZIDO NA DÉCADA DE 70. SUSTENTABILIDADE, SIGNIFICA QUE NÃO PODEMOS AUMENTAR AS NOSSAS NECESSIDADES INDEFINIDAMENTE DAS POLÍTICAS TÊM QUE SER FORMULADAS DE MODO A ASSEGURAR UMA PROTEÇÃO ADEQUADA DA BIODIVERSIDADE E A MANUTENÇÃO DOS PRINCIPAIS PROCESSOS ECOLÓGICOS E DOS SISTEMAS QUE SUPORTAM A VIDA.
6º MELHORIA CONTINUA:
DETERMINA AS NECESSIDADES DO DESENVOLVIMENTO DE POLÍTICAS, PLANOS E PROJETOS DINÂMICOS E FLEXÍVEIS, RECONHECENDO A NECESSIDADE DE ADAPTAÇÕES E ALTERAÇÕES EM QUALQUER ALTURA, SEGUINDO UMA LÓGICA DE PROGRESSÃO CONTÍNUA RUMO À SUSTENTABILIDADE. A ESTE PRINCÍPIO ESTÃO ASSOCIADOS OS CONCEITOS DE AVALIAÇÃO E MONITORIZARÃO CONSTANTES.
7º INTEGRAÇÃO :
DEVE CRIAR OS MEIOS ADEQUADOS PARA ASSEGURAR A INTEGRAÇÃO DAS POLÍTICAS DE CRESCIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL, E DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, TENDO COMO, FINALIDADE O DESENVOLVIMENTO INTEGRADO, HARMÔNICO E SUSTENTÁVEL.
8º DEMOCRACIA:
A SUSTENTABILIDADE, DEVE SER FOMENTADA POR PROCESSOS PARTICIPATIVOS QUE PERMITE QUE A COMUNIDADE COMO UM TODO, TENHA O MESMO ENVOLVIMENTO NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO.

 
On 24 de junho de 2010 às 14:12 , Unknown disse...

9º SUBSIDARIEDADE:
ESTE PRINCÍPIO IMPLICA QUE AS DECISÕES DEVEM SER TOMADAS AO NÍVEL DE DECISÃO, O MAIS PRÓXIMO POSSÍVEL DO CIDADÃO.
10 º ENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE E TRANSPARENCIA:
RECONHECE QUE A SUSTENTABILIDADE NÃO PODE SER ALCANÇADA, NEM PODE HAVER UM PROGRESSO SIGNIFICATIVO NESSE SENTIDO, SEM O SUPORTE E O ENVOLVIMENTO DE TODA A COMUNIDADE. O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO DEVE SER CLARO, EXPLÍCITO E PÚBLICO.
11º RESPONSABILIZAÇÃO:
APONTA PARA A ASSUNÇÃO PELOS AGENTES DAS CONSEQÜÊNCIAS, PARA TERCEIROS, DA SUA AÇÃO, DIRETA OU INDIRETA, SOBRE OS RECURSOS NATURAIS.
12º PROFUNDIDADE:
Na educação, devemos preservar, proteger e promover o que é sustentável, que constituiu enriquecimento da vida: o propósito moral fundamental de uma aprendizagem profunda e alargada para todos em geral

13º DURABILIDADE:
Ela preserva e promove, ao longo do tempo, os aspectos mais valiosos da vida, de ano à ano, de líder à líder.
14º Amplitude:
A liderança sustentável dissemina-se. Ela sustenta a liderança exerce pelos outros e baseia-se nela. Em um mundo complexo, nenhum líder, instituição ou Nação pode, ou deve controlar tudo. A liderança sustentável é uma liderança distribuída.
15º Justiça:
A liderança sustentável não só não prejudica o ambiente circundante, como o melhora, ativamente. Esta forma de liderança não retira os melhores recursos às instituições vizinhas, a nível de os alunos e de professores excepcionais.

16º Diversidade:
A liderança sustentável promove uma diversidade coesa. Os ecossistemas fortes são diversos do ponto de vista biológico.
17º disponibilidade de recursos:
A liderança sustentável desenvolve-se sem esgotar os recursos materiais e humanos. Ela reconhece e recompensa os talentos de liderança existentes numa organização, na fase inicial da carreira das pessoas e não apenas no fim.
18º Conservação:
A liderança sustentável honra o que de melhor existe no passado e aprende com ele, tendo em vista criar um futuro ainda melhor. Entre o caos da mudança, a liderança sustentável mostra-se firme quanto à preservação e à renovação dos seus objetivos de longo prazo.
E então defenimos que os princípios da sustentabilidade se define em Base, apoio e manutenção
Noedson e karlyelle 1ºC Nº 33 e 26

 
On 24 de junho de 2010 às 15:51 , Unknown disse...

O pequeno príncipe
Sala: 10 Turma: 01 ano “A”
Alunos: Félix Henrique Martins Pita Nº15
Hosaias Pereira Costa Nº18

Os sete princípios da sustentabilidade

Os sete princípios da sustentabilidade na mudança educativa e na liderança são a profundidade, a durabilidade, a amplitude, a justiça, a diversidade, a disponibilidade de recursos e a conservação.

1. Profundidade

A liderança sustentável importa. Na educação, devemos preservar, proteger e promover o que é sustentável, que constituiu enriqueci­mento da vida: o propósito moral fundamental de uma aprendiza­gem profunda e alargada para todos (em vez do sucesso testado
superficialmente e definido estreitamente), num contexto de empe­nhamento para com os outros e de relações de cuidado permanente. O primeiro princípio da liderança sustentável é o da sua orientação para a aprendizagem e para o cuidado interpessoal.
2. Durabilidade

A liderança sustentável perdura. Ela preserva e promove, ao longo do tempo, os aspectos mais valiosos da vida, ano após ano, líder após líder. Como recordam Collins e Porras, "todos os líderes, inde­pendentemente do seu carisma ou do seu carácter visionário, aca­bam por morrer,,44. A sucessão dos líderes e a capacidade de liderar ao longo do tempo, independentemente de quem sejam os dirigentes, constituem um desafio central da sustentabilidade da liderança e da mudança no mundo educativo.
3. Amplitude
A liderança sustentável dissemina-se. Ela sustenta a liderança exerci da pelos outros e baseia-se nela. Num mundo complexo, nenhum líder, instituição ou Nação pode ou deve controlar tudo. A liderança sustentável é uma liderança distribuída. Esta afirmação representa tanto uma descrição precisa da quantidade de liderança que já é exercida na sala de aula, na escola e no sistema educativo, como uma ambição relativamente àquilo em que a liderança se pode transformar, de uma forma mais deliberada.
4. Justiça
A liderança sustentável não só não prejudica o ambiente circun­dante, como o melhora, activamente. Esta forma de liderança não retira os melhores recursos às instituições vizinhas, a nível de alunos e de professores excepcionais. Ela não prospera à custa de outras escolas. Tal liderança não provoca danos nas organizações adjacentes nem na comunidade local e encontra activamente formas de parti­lhar conhecimento e recursos com elas. A liderança sustentável não éautocentrada: é, pelo contrário, socialmente justa.
5. Diversidade

A liderança sustentável promove uma diversidade coesa. Os ecos­sistemas fortes são diversos do ponto de vista biológico. Também as organizações fortes promovem a diversidade e evitam a estandardi­zação. Nas comunidades sustentáveis, o alinhamento é um termo com conotação negativa: ele perpetua a dependência hierárquica relativamente a sistemas lineares frágeis que facilmente se desfazem. Pelo contrário, a liderança sustentável promove a diversidade no ensino e na aprendizagem, aprende com ela e consegue progressos, estabelecendo redes coesas entre a riqueza dos seus variados com­ponentes.
6. Disponibilidade de recursos
A liç1erança sustentável desenvolve-se sem esgotar os recursos materiais e humanos. Ela reconhece e recompensa os talentos de liderança existentes numa organização, na fase inicial da carreira das pessoas e não apenas no fim.

 
On 24 de junho de 2010 às 16:28 , Unknown disse...

Escola: O Pequeno Príncipe
Alunos: Carlos Adonael – Romário Oliveira - Artur – Walissom .
1° C


CONCLUSÃO

Concluindo esse trabalho aprendemos que a princípios da sustentabilidade e o desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, que significa satisfazer possibilitar que as pessoas agora e no futuro, possam atingir um nível satisfatório, assim fazendo um consumo razoável dos recursos da terra e preservando o meio ambiente e o espaço natural onde vivemos assim utilizando somente os recursos necessários.
A liderança sustentável importa. Na educação, devemos preservar proteger e promover o que é sustentável, que constituiu enriqueci mento da vida: o propósito moral fundamental de uma aprendizagem profunda e alargada para todos (em vez do sucesso testado superficialmente e definido estreitamente), num contexto de empenhamento para com os outros e de relações de cuidado permanente.
O primeiro princípio da liderança sustentável é a sua orientação para a aprendizagem e para o cuidado interpessoal.
Determina a necessidade do desenvolvimento de políticas, planos e projectos dinâmicos e flexíveis, reconhecendo a necessidade de adaptações e alterações em qualquer altura, seguindo uma lógica de progressão contínua rumo à sustentabilidade. A este princípio estão associados os conceitos de avaliação e monitorização constantes.

 
On 24 de junho de 2010 às 17:06 , Unknown disse...

Escola:"O pequeno príncipe"
Nome:Karollyne, Fernanda, Thayssa, Rodrigo.
Turma:2º ano B

Bom quais são or príncipios da sustentabilidade?
Os principios são varios como por exempĺo:PREVENÇÃO,PRECAUÇÃO,COOPERAÇÃO,RESPONSABILIZAÇÃO,esses são alguns dos principios da sustentabilidade,e quase sempre invariavelmenteverdade que e mais barato prevenir a degradação e poluição do que ter que limpar a seguir.Os tratamentos de fim de linha da produção ja não são aceitveis como uma soluçaõ permanente,frequentemente estes apenas transferem a poluição de um meio para outro e são muitas vezes muito dispendiosos.
Onde se verefique a possibidade de ocorrência de impactes negativos muito significativos e irreversíveis, a ausência de certeza científica não deve ser utilizada para justificar adiamentos ou relegar para de degradação ambiental.
Bom a Cooperação ela determina a procura de soluções concertadas com outros actores locais,nacionais ou internacionais para os problemas de ambiente e de gestão dos recursos naturais.
Nóis concluimos que os príncipos da sustentabilidade está relacionado com a continuidadede aspctos economicos sociais e cultarais e ambientais da sociedade humana.

 
On 24 de junho de 2010 às 18:26 , Anônimo disse...

Escola: "O Pequeno Príncipe"
Alunos: Robinson Marley, Thales Lima, Marciel, Sérgio Vital,Igo.
Turma: 2°B


Sustentabilidade é um conceito relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Defende que a satisfação das necessidades das gerações atuais não deve comprometer as próximas gerações. Falaremos brevemente sobre Os sete princípios da sustentabilidade na mudança educativa e na liderança; que são a profundidade, a durabilidade, a amplitude, a justiça, a diversidade, a disponibilidade de recursos e a conservação.

1° Profundidade: A liderança sustentável importa. Na educação, devemos preservar, proteger e promover o que é sustentável, que constituiu enriqueci­mento da vida: o propósito moral fundamental de uma aprendiza­gem profunda e alargada para todos, num contexto de empe­nhamento para com os outros e de relações de cuidado permanente.
2° Durabilidade: A liderança sustentável perdura. Ela preserva e promove, ao longo do tempo, os aspectos mais valiosos da vida, ano após ano, líder após líder.
3° Amplitude: A liderança sustentável dissemina-se. Ela sustenta a liderança exerci da pelos outros e baseia-se nela. Num mundo complexo, nenhum líder, instituição ou Nação pode ou deve controlar tudo. A liderança sustentável é uma liderança distribuída.
4° Justiça: A liderança sustentável não só não prejudica o ambiente circun­dante, como o melhora, activamente. Esta forma de liderança não retira os melhores recursos às instituições vizinhas, a nível de alunos e de professores excepcionais. Ela não prospera à custa de outras escolas.
5° Diversidade: A liderança sustentável promove uma diversidade coesa. Os ecos­sistemas fortes são diversos do ponto de vista biológico. Também as organizações fortes promovem a diversidade e evitam a estandardi­zação. Nas comunidades sustentáveis, o alinhamento é um termo com conotação negativa: ele perpetua a dependência hierárquica relativamente a sistemas lineares frágeis que facilmente se desfazem.
6° Disponibilidade de recursos: liç1erança sustentável desenvolve-se sem esgotar os recursos materiais e humanos. Ela reconhece e recompensa os talentos de liderança existentes numa organização, na fase inicial da carreira das pessoas e não apenas no fim. Ela zela pelos líderes, assegurando-se de que cuidam de si próprios.
7° Conservação: A liderança sustentável honra o que de melhor existe no passado e aprende com ele, tendo em vista criar um futuro ainda melhor. Entre o caos da mudança, a liderança sustentável mostra-se firme quanto à preservação e à renovação dos seus objectivos de longo prazo. A maior parte das teorias e das práticas de mudança só aponta em frente: trata-se de 'uma mudança sem passado nem memória.

 
On 24 de junho de 2010 às 18:38 , AlBeRtH-----> ViiDA@ disse...

Princípios de Sustentabilidade

Quais princípios?
1 - Prevenção
Em vez de avaliar os danos e tentar repará-los, deve-se evitar a sua ocorrência, controlando as respectivas causas. Metodologias de controlo devem ser integradas nas actividades da comunidade local permitindo identificar actividades com impactes negativos na qualidade de vida da comunidade.
2 - Precaução
Onde se verifique a possibilidade de ocorrência de impactes negativos muito significativos ou significativos e irreversíveis, a ausência de certeza científica não deve ser utilizada para justificar adiamentos ou relegar para segundo plano medidas preventivas de degradação ambiental.
3 - Poluidor-Pagador
É um dos princípios específicos da Lei de Bases do Ambiente (Lei n.º 11/87 de 7 de Abril), prevendo a obrigatoriedade do poluidor em corrigir ou recuperar o ambiente, suportando os encargos daí resultantes, não lhe sendo permitido continuar a acção poluente
4 - Cooperação
Determina a procura de soluções concertadas com outros actores locais, nacionais ou internacionais para os problemas de ambiente e de gestão dos recursos naturais. A cooperação inicial entre todas as partes interessadas no processo de planeamento e implementação de políticas, planos e projectos pode atenuar alguns obstáculos do caminho.

5 - Equidade intra e inter-gerações
Determina a necessidade de assegurar a melhoria da qualidade de vida da população em geral, tanto nas gerações presentes como nas futuras.
BOM ESSES SÃO ALGUNS PRINCÍPIOS DA SUSTENTABILIDADE!




ALUNOS: Davi Diogo, Patrick Aquino, Welder Viana, Alberth Costa
TURMA: 2 ano B

 
On 24 de junho de 2010 às 19:20 , Unknown disse...

Princípios da Sustentabilidade
Sustentabilidade é o conceito onde está relacionado com a continuidade dos aspectos sociais,culturais,econômicos e ambientais da sociedade.Tem como principal objetivo mudar a civilização,seu modo de vida,seus hábitos ,seus membros e suas economias, de modo que possa preencher as suas necessidades e expressar seu maior objetivo no presente ,e ao mesmo tempo preservar o meio ambiente ,planejando e agindo de uma forma eficiente.Nela está envolvido todo o planeta, formando assim uma globalização.
Para um empreendimento humano ser sustentável tem que ser economicamente viável ,socialmente justo,ecologicamente correto e culturalmente aceito. As ecovilas são exemplos a serem seguidos pois pratica a sustentabilidade por um todo.A sustentabilidade promove o melhor para ambos os lados,tanto para as pessoas quanto para o meio ambiente,hoje e para as gerações futuras.
Alunas: Letícia 1°A,Alessandra 1°A,Ludimila dos Santos 1°B, Hianna Ingrid 1°C , Patrícia 2°B

 
On 25 de junho de 2010 às 04:58 , Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
 
On 25 de junho de 2010 às 05:13 , Unknown disse...

Um dos grandes desafios do movimento pela sustentabilidade é tomar o cuidado para não “reinventar a roda” a cada desafio que encontra. Muitas pessoas, organizações e empresas que estão buscando ter um comportamento mais sustentável, ou seja, ambientalmente correto, socialmente correto e economicamente justo, tem dificuldade em saber por onde começar.
Este princípio relaciona-se com o conceito de desenvolvimento sustentável.
Segundo a Comissão Brundtland (1987), o Desenvolvimento Sustentável é o desenvolvimento que permite alcançar as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de alcançarem as suas próprias necessidades.
O modelo de desenvolvimento sustentável é, assim, aquele que internaliza os custos ambientais e sociais na economia e que substitui a primazia da economia pelo equilíbrio das dimensões ambiental, social e económica.
Face à degradação dos recursos naturais e à pobreza e exclusão social que afectam uma boa parte da população, as Nações Unidas fixaram, primeiro na Conferência do Rio (1992) e depois na Cimeira de Joanesburgo (2002), metas globais no domínio do desenvolvimento sustentável, designadamente: a redução a metade, até 2015, do número de habitantes em situação de pobreza extrema; a redução a metade, até 2015, do número de habitantes sem acesso a água potável e saneamento; a restauração dos stocks de pescado em extinção até 2015; a eliminação dos produtos químicos mais danosos para o ambiente e a saúde pública até 2020; a atribuição, por parte dos países desenvolvidos, de pelo menos 0,7% do PIB em assistência aos países em vias de desenvolvimento.
A União Europeia aprovou uma Estratégia Europeia para o Desenvolvimento Sustentável, identificando metas e calendários, e um conjunto de indicadores de desenvolvimento sustentável à luz dos quais se procede anualmente, na Cimeira da Primavera, à avaliação de desempenho da UE e dos Estados-Membros.

Matheus dos Santos 1ºB
Rafael 1ºB

 
On 25 de junho de 2010 às 06:16 , paty potencia disse...

ESCOLA:O PEQUENO PRINCIPE
ALUNA:PATRICIA SOUSA DA SILVA N:27
SERIE:2 ANO ´´B´´



O que é o Princípio da Sustentabilidade?

O Princípio da Sustentabilidade defende que a satisfação das necessidades das gerações atuais não deve comprometer a das gerações vindouras. Por outras palavras, a utilização dos recursos naturais atualmente disponíveis, não deve ser mais rápida que a capacidade da própria natureza em repô-los.

 
On 25 de junho de 2010 às 07:05 , Unknown disse...

Escola: O Pequeno Príncipe
Alunas: Caroline Rebelo, Sueny Sthefany, Joana, Regina, Ana Flavia
Serie: 1° C

O Princípio da Sustentabilidade defende que a satisfação das necessidades das gerações actuais não deve comprometer a das gerações vindouras.
Por outras palavras, a utilização dos recursos naturais actualmente disponíveis, não deve ser mais rápida que a capacidade da própria natureza em os repor.
Este princípio relaciona-se com o conceito de desenvolvimento sustentável.
Segundo a Comissão Brundtland (1987), o Desenvolvimento Sustentável é o desenvolvimento que permite alcançar as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de alcançarem as suas próprias necessidades.
O modelo de desenvolvimento sustentável é, assim, aquele que internaliza os custos ambientais e sociais na economia e que substitui a primazia da economia pelo equilíbrio das dimensões ambiental, social e econômica.
Face à degradação dos recursos naturais e à pobreza e exclusão social que afectam uma boa parte da população, as Nações Unidas fixaram, primeiro na Conferência do Rio (1992) e depois na Cimeira de Joanesburgo (2002), metas globais no domínio do desenvolvimento sustentável, designadamente: a redução a metade, até 2015, do número de habitantes em situação de pobreza extrema; a redução a metade, até 2015, do número de habitantes sem acesso a água potável e saneamento; a restauração dos stocks de pescado em extinção até 2015; a eliminação dos produtos químicos mais danosos para o ambiente e a saúde pública até 2020; a atribuição, por parte dos países desenvolvidos, de pelo menos 0,7% do PIB em assistência aos países em vias de desenvolvimento.
A União Européia aprovou uma Estratégia Européia para o Desenvolvimento Sustentável, identificando metas e calendários, e um conjunto de indicadores de desenvolvimento sustentável à luz dos quais se procede anualmente, na Cimeira da Primavera, à avaliação de desempenho da UE e dos Estados-Membros

 
On 25 de junho de 2010 às 12:45 , Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
 
On 25 de junho de 2010 às 12:55 , Unknown disse...

Alunas: Duany Alves
Laura Myrella A. de Oliveira
Luciana Albuquerque
Maressa S. Lima Azevedo
Náthaly Carneiro
Rafaela de Sá Silva
Série: 2º ano C (todas as alunas)
Turno: Vespertino

Princípios de Sustentabilidade

Sustentabilidade: é um conceito sistemático, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana, ou em termos mais ditos a sustentabilidade é promover o melhor para as pessoas e para o ambiente tanto agora como para um futuro indefinido.

A sustentabilidade assenta nos seguintes princípios:

1 - Prevenção
Em vez de avaliar os danos e tentar repará-los, deve-se evitar a sua ocorrência, controlando as respectivas causas. Metodologias de controle devem ser integradas nas atividades da comunidade local permitindo identificar atividades com impactos negativos na qualidade de vida da comunidade.
2 - Precaução
Onde se verifique a possibilidade de ocorrência de impactos negativos muito significativos ou significativos e irreversíveis, a ausência de certeza científica não deve ser utilizada para justificar adiamentos ou relegar para segundo plano medidas preventivas de degradação ambiental.
3 - Poluidor-Pagador
É um dos princípios específicos da Lei de Bases do Ambiente (Lei n.º 11/87 de 7 de Abril), prevendo a obrigatoriedade do poluidor em corrigir ou recuperar o ambiente, suportando os encargos daí resultantes, não lhe sendo permitido continuar a ação poluente.
4 - Cooperação
Determina a procura de soluções concertadas com outros fatores locais, nacionais ou internacionais para os problemas de ambiente e de gestão dos recursos naturais. A cooperação inicial entre todas as partes interessadas no processo de planejamento e implementação de políticas, planos e projetos pode atenuar alguns obstáculos do caminho.
5 - Integridade ecológica
O conceito dos ecossistemas urbanos, avaliar ambientes construídos artificialmente do mesmo modo que os ecossistemas no mundo natural foi introduzido na década de 70. Sustentabilidade significa que não podemos aumentar as nossas necessidades indefinidamente; as políticas têm que ser formuladas de modo a assegurar uma proteção adequada da biodiversidade e a manutenção dos principais processos ecológicos e dos sistemas que suportam a vida.
6 - Melhoria contínua
Determina a necessidade do desenvolvimento de políticas, planos e projetos dinâmicos e flexíveis, reconhecendo a necessidade de adaptações e alterações em qualquer altura, seguindo uma lógica de progressão contínua rumo à sustentabilidade. A este princípio estão associados os conceitos de avaliação e monitorização constantes.
7 - Equidade intra e inter-gerações
Determina a necessidade de assegurar a melhoria da qualidade de vida da população em geral, tanto nas gerações presentes como nas futuras.
8 - Integração
Devem criar-se os meios adequados para assegurar a integração das políticas de crescimentos econômico e social e de conservação da natureza, tendo como finalidade o desenvolvimento integrado, harmônico e sustentável.
9 - Democracia
A sustentabilidade deve ser fomentada por processos participativos e permite que a comunidade como um todo tenha o mesmo envolvimento no processo de tomada de decisão.
10 - Subsidariedade
Este princípio implica que as decisões devem ser tomadas ao nível de decisão o mais próximo possível do cidadão.
11 - Envolvimento da comunidade e transparência
Reconhece que a sustentabilidade não pode ser alcançada, nem pode haver um progresso significativo nesse sentido, sem o suporte e o envolvimento de toda a comunidade. O processo de tomada de decisão deve ser claro, explícito e público.
12 - Responsabilização
Aponta para a assunção pelos agentes das consequências, para terceiros, da sua ação, direta ou indireta, sobre os recursos naturais.

 
On 25 de junho de 2010 às 15:06 , Unknown disse...

Príncipios da sustentabilidade

A sustentabilidade tem como finalidade,cria uma economia sustentavel,ou seja,uma
economia que cresça mas sem afeta o meio ambiente em que vivemos,esse tem sido um grande desafio para a humanidade atual.
A sociedade moderna domina e transforma a natureza,submetendo-a aos interesses
politico-economicos das classes e dos individuos que compõem essa sociedade.Durante
a primeira revolução industrial até os dias atuais a humanidade evoluiu supreendentemente
e junto com esse desenvolvimento espantoso,tambem ouve nesse periodo um grande indice de poluição do meio ambiente.
Mas somente nas ultimas decadas que as nações do mundo foram da uma maior importancia
para essa questão,atualmente são discutidos varias possibilidades de cria uma economia que vise a proteção do meio ambiente,mas infelizmente paises como os E.U.A não estão interessados em abri mão de sua economia,que é praticamente veneno para a natureza.Por isso ainda muito tem que se feito para aminizar a poluição do meio ambiente,e se não cuidarmos rapido depois sera tarde demais.

Escola: O PEQUENO PRINCIPE
alunos: Vicente PAULO n°42 - 1° B
Israel n°21- 1°c
jose ivonaldo n° 23 - 1°c
wanderson n° 45 - 1° c

 
On 25 de junho de 2010 às 16:11 , Jaiane disse...

ALUNA: Iuc Jaiane Oliveira Soares
SÉRIE: 1ºA

Princípios da sustentabilidade
Prevenção
É quase sempre invariavelmente verdade que é mais barato prevenir a degradação e poluição do que ter que limpar a seguir. Os tratamentos de fim de linha da poluição já não são aceitáveis como uma solução permanente: freqüentemente estes apenas transferem a poluição de um meio para outro e são muitas vezes muito dispendiosos. O controle integrado de poluição, utilizando um esquema regulatório para cobrir todos os aspectos ambientais, é um modo de prevenir a transferência de poluição de um meio para outro. Metodologias de controlo integrado devem ser integradas nas atividades da comunidade local permitindo identificar atividades com impactos negativos na qualidade de vida da comunidade.
Precaução
Onde se verifique a possibilidade de ocorrência de impactos negativos muito significativos ou significativos e irreversíveis, a ausência de certeza científica não deve ser utilizada para justificar adiamentos ou relegar para segundo plano medidas preventivas de degradação ambiental.
Poluidor-Pagador
É um dos princípios específicos da Lei de Bases do Ambiente (Lei n.º 11/87 de 7 de Abril), prevendo a obrigatoriedade do poluidor em corrigir ou recuperar o ambiente, suportando os encargos daí resultantes, não lhe sendo permitido continuar a acção poluente. A integração deste princípio no quadro mais amplo da sustentabilidade implica a clarificação dos conceitos de "poluidor" e "pagador".
Cooperação
Determina a procura de soluções concertadas com outros atores locais, nacionais ou internacionais para os problemas de ambiente e de gestão dos recursos naturais. A cooperação inicial entre todas as partes interessadas no processo de planejamento e implementação de políticas, planos e projectos pode atenuar alguns obstáculos do caminho.

Integridade ecológica
O conceito dos ecossistemas urbanos, avaliarem ambientes construídos artificialmente do mesmo modo que os ecossistemas no mundo natural foram introduzidos na década de 70. Sustentabilidade significa que não podemos aumentar as nossas necessidades indefinidamente, mas sim que devemos manter o desenvolvimento dentro dos limites da capacidade de carga. As políticas têm que ser formuladas de modo a assegurar uma proteção adequada da biodiversidade e a manutenção dos principais processos ecológicos e dos sistemas que suportam a vida.
Melhoria contínua
Determina a necessidade do desenvolvimento de políticas, planos e projetos dinâmicos e flexíveis, reconhecendo a necessidade de adaptações e alterações em qualquer altura, seguindo uma lógica de progressão contínua rumo à sustentabilidade. A este princípio estão associados os conceitos de avaliação e monitorizarão constantes.

Equidade intra e inter-gerações
Determina a necessidade de assegurar a melhoria da qualidade de vida da população em geral, tanto nas gerações presentes como nas futuras.
Integração
Deve criar-se os meios adequados para assegurar a integração das políticas de crescimentos econômico e social e de conservação da natureza, tendo como finalidade o desenvolvimento integrado, harmônico e sustentável.
Subsidariedade
Este princípio implica que as decisões devem ser tomadas ao nível de decisão o mais próximo possível do cidadão. Implica que a execução das políticas, planos e projeto tenham em consideração o nível mais adequado de ação, seja ele de âmbito internacional, nacional, regional, local ou setorial.
Responsabilização
Aponta para a assunção pelos agentes das conseqüências, para terceiros, da sua ação, direta ou indireta, sobre os recursos naturais.

 
On 25 de junho de 2010 às 16:27 , Mateus disse...

Escola: O pequeno principe.
Alunos:Tiago, Mateus, Thaylor, Alberson,Keslley.
Série: 2º
Turma: A
Turno: Tarde


Principios de Sustentabilidade

A sustentabilidade assenta nos seguintes princípios:

1 - Prevenção
Em vez de avaliar os danos e tentar repará-los, deve-se evitar a sua ocorrência, controlando as respectivas causas. Metodologias de controlo devem ser integradas nas actividades da comunidade local permitindo identificar actividades com impactes negativos na qualidade de vida da comunidade.

2 - Precaução
Onde se verifique a possibilidade de ocorrência de impactes negativos muito significativos ou significativos e irreversíveis, a ausência de certeza científica não deve ser utilizada para justificar adiamentos ou relegar para segundo plano medidas preventivas de degradação ambiental.

3 - Poluidor-Pagador
É um dos princípios específicos da Lei de Bases do Ambiente (Lei n.º 11/87 de 7 de Abril), prevendo a obrigatoriedade do poluidor em corrigir ou recuperar o ambiente, suportando os encargos daí resultantes, não lhe sendo permitido continuar a acção poluente

4 - Cooperação
Determina a procura de soluções concertadas com outros actores locais, nacionais ou internacionais para os problemas de ambiente e de gestão dos recursos naturais. A cooperação inicial entre todas as partes interessadas no processo de planeamento e implementação de políticas, planos e projectos pode atenuar alguns obstáculos do caminho.

5 - Integridade ecológica
O conceito dos ecossistemas urbanos, avaliar ambientes construídos artificialmente do mesmo modo que os ecossistemas no mundo natural foi introduzido na década de 70. Sustentabilidade significa que não podemos aumentar as nossas necessidades indefinidamente; as políticas têm que ser formuladas de modo a assegurar uma protecção adequada da biodiversidade e a manutenção dos principais processos ecológicos e dos sistemas que suportam a vida.

6 - Melhoria contínua
Determina a necessidade do desenvolvimento de políticas, planos e projectos dinâmicos e flexíveis, reconhecendo a necessidade de adaptações e alterações em qualquer altura, seguindo uma lógica de progressão contínua rumo à sustentabilidade. A este princípio estão associados os conceitos de avaliação e monitorização constantes.

7 - Equidade intra e inter-gerações
Determina a necessidade de assegurar a melhoria da qualidade de vida da população em geral, tanto nas gerações presentes como nas futuras.

8 - Integração
Devem criar-se os meios adequados para assegurar a integração das políticas de crescimentos económico e social e de conservação da natureza, tendo como finalidade o desenvolvimento integrado, harmónico e sustentável.

9 - Democracia
A sustentabilidade deve ser fomentada por processos participativos e permite que a comunidade como um todo tenha o mesmo envolvimento no processo de tomada de decisão.

10 - Subsidariedade
Este princípio implica que as decisões devem ser tomadas ao nível de decisão o mais próximo possível do cidadão.

11 - Envolvimento da comunidade e transparência
Reconhece que a sustentabilidade não pode ser alcançada, nem pode haver um progresso significativo nesse sentido, sem o suporte e o envolvimento de toda a comunidade. O processo de tomada de decisão deve ser claro, explícito e público.

12 - Responsabilização
Aponta para a assunção pelos agentes das consequências, para terceiros, da sua acção, directa ou indirecta, sobre os recursos naturais.

 
On 25 de junho de 2010 às 16:35 , Camila James disse...

Escola: O PEQUENO PRINCIPE
Aluna: Camila James 1° C
Aluna: Débora Santos 1° B

Como todos nós sabemos a sustentabilidade tem o objetivo de ajudar o meio ambiente, atender as necessidades que aos poucos vai gerando impactos muito fortes a natureza, o desenvolvimento sustentável é, assim, aquele que internaliza os custos ambientais e sociais na economia e que substitui a primazia da economia pelo equilíbrio das dimensões ambiental, social e econômica.
Algumas propostas para ajudá-las de uma forma que gerações seguintes não sofra tanto impacto como está acontecendo. Esses princípios são:

1 - Prevenção
Em vez de avaliar os danos e tentar repará-los, deve-se evitar a sua ocorrência, controlando as respectivas causas. Metodologias de controlo devem ser integradas nas actividades da comunidade local permitindo identificar actividades com impactes negativos na qualidade de vida da comunidade.
2 - Precaução
Onde se verifique a possibilidade de ocorrência de impactes negativos muito significativos ou significativos e irreversíveis, a ausência de certeza científica não deve ser utilizada para justificar adiamentos ou relegar para segundo plano medidas preventivas de degradação ambiental.
3 - Poluidor-Pagador
É um dos princípios específicos da Lei de Bases do Ambiente (Lei n.º 11/87 de 7 de Abril), prevendo a obrigatoriedade do poluidor em corrigir ou recuperar o ambiente, suportando os encargos daí resultantes, não lhe sendo permitido continuar a acção poluente
4 - Cooperação
Determina a procura de soluções concertadas com outros actores locais, nacionais ou internacionais para os problemas de ambiente e de gestão dos recursos naturais. A cooperação inicial entre todas as partes interessadas no processo de planeamento e implementação de políticas, planos e projectos pode atenuar alguns obstáculos do caminho.

5 - Integridade ecológica
O conceito dos ecossistemas urbanos, avaliar ambientes construídos artificialmente do mesmo modo que os ecossistemas no mundo natural foi introduzido na década de 70. Sustentabilidade significa que não podemos aumentar as nossas necessidades indefinidamente; as políticas têm que ser formuladas de modo a assegurar uma protecção adequada da biodiversidade e a manutenção dos principais processos ecológicos e dos sistemas que suportam a vida.
6 - Melhoria contínua
Determina a necessidade do desenvolvimento de políticas, planos e projectos dinâmicos e flexíveis, reconhecendo a necessidade de adaptações e alterações em qualquer altura, seguindo uma lógica de progressão contínua rumo à sustentabilidade. A este princípio estão associados os conceitos de avaliação e monitorização constantes.
7 - Equidade intra e inter-gerações
Determina a necessidade de assegurar a melhoria da qualidade de vida da população em geral, tanto nas gerações presentes como nas futuras.
8 - Integração
Devem criar-se os meios adequados para assegurar a integração das políticas de crescimentos económico e social e de conservação da natureza, tendo como finalidade o desenvolvimento integrado, harmónico e sustentável.
9 - Democracia
A sustentabilidade deve ser fomentada por processos participativos e permite que a comunidade como um todo tenha o mesmo envolvimento no processo de tomada de decisão.
10 - Subsidariedade
Este princípio implica que as decisões devem ser tomadas ao nível de decisão o mais próximo possível do cidadão.
11 - Envolvimento da comunidade e transparência
Reconhece que a sustentabilidade não pode ser alcançada, nem pode haver um progresso significativo nesse sentido, sem o suporte e o envolvimento de toda a comunidade. O processo de tomada de decisão deve ser claro, explícito e público.
12 - Responsabilização
Aponta para a assunção pelos agentes das consequências, para terceiros, da sua acção, directa ou indirecta, sobre os recursos naturais.

 
On 25 de junho de 2010 às 17:27 , Unknown disse...

Alunas: Ágela e Laís Laiana 1°''a''

No "mundo em desenvolvimento", tanto quanto no "mundo desenvolvido", vários fatores
contribuem para o surgimento e agravamento dos problemas ambientais, tais como: o crescimento
populacional, a industrialização, a urbanização acelerada, a poluição e o esgotamento dos
recursos naturais; sendo que a forma como estes fenômenos se organizam e se reproduzem vem
causando uma degradação crescente e de efeitos imprevisíveis ao meio ambiente planetário – isto
em função de até bem pouco tempo o meio ambiente ser considerado como um bem livre (e ainda
o é) ou quase livre, o que é conseqüência da visão de mundo da sociedade ocidental capitalista,
atualmente nomeada como "sociedade globalizada".
Neste cenário criado pela ação humana, no qual o mundo contemporâneo é desnudado em
suas intenções de domínio da natureza, ecologia, ecodesenvolvimento, desenvolvimento
sustentável, economia ecológica e economia do estado-estável, entre outros léxicos que compõem
o quadro teórico-conceitual sobre o tema meio ambiente e desenvolvimento, mostram-se como
sendo mais do que um movimento de "modismos" intelectuais; expressam a crescente
preocupação dos diversos segmentos sociais com a constatação de que a organização social que
emergiu desde a revolução industrial, está colocando em cheque a sobrevivência da espéciepensamento complexo emerge como sendo a construção de um
método de abordagem que permite tratar das questões ambientais a partir de uma
ótica transdisciplinar. O princípio da sustentabilidade surge como sendo um
princípio mestre de uma nova organização social que começa a ser enunciada
como necessária para a sobrevivência humana. A articulação destes dois temas
tem o intuito crítico de modificar o entendimento da percepção atual de um mundo
posto ao domínio humano, para uma percepção de co-evolução entre o homem e a
natureza.

 
On 25 de junho de 2010 às 17:44 , Adriano Carvalho disse...

Alunos: Serie: 2º Tuma: B
Adriano Ferreira Carvalho 2ºb
Aline Gomes de Carvalho 2ºb
Kelson Alves Costa 2ºb
Wrssula Araujo Rufino 2ºb

TEMA : Princípio da Sustentabilidade

Introdução
O objetivo deste artigo é discorrer sobre os chamados princípios de sustentabilidade,
buscando analisar a existência de uma relação entre eles. Os princípios foram desenvolvidos a
partir de conferências, organizadas pela Organização das Nações Unidas e com apoio de
outros organismos internacionais. Numa primeira abordagem busca-se estruturar os princípios
nas dimensões clássicas: econômico, social e ambiental, do modelo do Triple Botton Line.

O que é o Princípio da Sustentabilidade

O Princípio da Sustentabilidade defende que a satisfação das necessidades das gerações atuais não deve comprometer a das gerações vindouras.
Por outras palavras, a utilização dos recursos naturais atualmente disponíveis, não deve ser mais rápida que a capacidade da própria natureza em os repor.
Este princípio relaciona-se com o conceito de desenvolvimento sustentável.
Segundo a Comissão Brundtland (1987), o Desenvolvimento Sustentável é o desenvolvimento que permite alcançar as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de alcançarem as suas próprias necessidades.
O modelo de desenvolvimento sustentável é, assim, aquele que internaliza os custos ambientais e sociais na economia e que substitui a primazia da economia pelo equilíbrio das dimensões ambiental, social e econômica.
Face à degradação dos recursos naturais e à pobreza e exclusão social que afetam uma boa parte da população, as Nações Unidas fixaram, primeiro na Conferência do Rio (1992) e depois na Cimeira de Johanesburgo (2002), metas globais no domínio do desenvolvimento sustentável, designadamente: a redução a metade, até 2015, do número de habitantes em situação de pobreza extrema; a redução a metade, até 2015, do número de habitantes sem acesso a água potável e saneamento; a restauração dos stocks de pescado em extinção até 2015; a eliminação dos produtos químicos mais danosos para o ambiente e a saúde pública até 2020; a atribuição, por parte dos países desenvolvidos, de pelo menos 0,7% do PIB em assistência aos países em vias de desenvolvimento.
A União Européia aprovou uma Estratégia Européia para o Desenvolvimento Sustentável, identificando metas e calendários, e um conjunto de indicadores de desenvolvimento sustentável à luz dos quais se procede anualmente, na Cimeira da Primavera, à avaliação de desempenho da UE e dos Estados-Membros.
Conclusão
A busca pelo desenvolvimento sustentável do planeta exige planejamento e esforços
internacionais, nacionais, regionais e individuais. Existem problemas ambientais que afetam
todo o planeta e outros que são específicos de um país ou região. Assim, acordos
internacionais estabelecem macro-diretrizes e metas a serem atingidas pelos países nas
questões globais e intercontinentais. Estas diretrizes devem ser desdobradas em políticas
nacionais e planos de ação que englobarão também as questões locais e, efetivamente,
culminarão na operacionalização do planejado no nível micro (CORAL, 2002)
Um quadro comparativo sugerido no presente artigo, busca auxiliar no processo de opção
gerencial por qual princípio adotar como base para adoção por parte da organização. No
quadro proposto pode ser visto de forma mais clara a diferença entre o campo de aplicação do
tipo de dimensão que mais se sobressai e os principais modelos sobre a ótica do princípio.
Embora todos se concentrem na sustentabilidade, cada princípio tem sua peculiaridade que
necessita ser verificada antes da aplicação, tanto pelas organizações empresariais quanto
governamentais.

 
On 25 de junho de 2010 às 18:01 , Unknown disse...

Principios da Sustentabilidade
Este artigo apresenta uma abordagem histórica da evolução da temática da sustentabilidade ao longo das últimas décadas através de uma análise dos principais encontros temáticos mundiais para discutir a questão. Dos cinco princípios de sustentabilidade apresentados,dois são originados das Nações Unidas e os outros três foram produzidos por iniciativas empresariais. Como resultado da análise, estruturou-se um quadro comparativo,enfatizando aspectos críticos de cada abordagem.
Palavras chave: Sustentabilidade, Desenvolvimento Sustentável, Princípios de
Sustentabilidade.
Introdução
O objetivo deste artigo é discorrer sobre os chamados princípios de sustentabilidade,
buscando analisar a existência de uma relação entre eles. Os princípios foram desenvolvidos a partir de conferências, organizadas pela Organização das Nações Unidas e com apoio de outros organismos internacionais. Numa primeira abordagem busca-se estruturar os princípios nas dimensões clássicas: econômico, social e ambiental, do modelo do Triple BottonLine.
Abordagem histórica
Desde a Primeira Guerra Mundial e a criação da Liga das Nações, com o objetivo de
promover a cooperação, a paz e a segurança internacional, em 1920, tem-se uma vontade de pensar globalmente. Na Segunda Guerra Mundial e com a tragédia de Hiroshima levou o mundo a um pensamento coletivo para evitar uma tragédia como essa. Como conseqüência nasceu a Organização das Nações Unidas (ONU) em 1945 traduzindo em um documento de grande percussão, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948. Este documento foi a primeira proclamação reivindicando os direitos básicos dos indivíduos: econômico, ambiental e social. Hoje em dia ela é aceita e respeitada internacionalmente e serve como base para a elaboração de constituições e referência para a criação de certificações.
O primeiro marco referencial do desenvolvimento sustentável, com este nome, foi em 1972 com a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Urbano, também conhecida como Conferência de Estocolmo. Desta reunião foi gerada a Declaração de Estocolmo, um documento com 26 princípios, e 8 proclamações afirmando que “A proteção e o melhoramento do meio ambiente humano é uma questão fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo inteiro, um desejo urgente dos povos de todo o mundo e um dever de todos os governos.”.
Neste momento foi apresentado pela primeira vez o conceito de sustentabilidade, mesmo com muito significado ambiental.

Escola:Pequeno Príncipe
Alunos:Silvio Cesar 1°B
Marcos Taffarel 1°B
Ivo Cruz 1°B
Victor Augusto 1°B
Rafael 1°B

 
On 25 de junho de 2010 às 18:10 , Unknown disse...

venho atravez deste para deixar algo bem claro.

Meu nome e Silvio Cesar Paulino Junior seu aluno de educaçao fisica do colegio "pequeno Principe" faço o 1°"B" no turno da tarde, e quero que fique bem que eu não compareço nas aulas de educação fisica não por falta de interesse mais sim por que eu eu trabalho durante a semana toda pela parte da manha e á tarde eu vou pro colegio então fica um pouco dificil eu marcar presença nas aulas de sua disciplina, tambem no sabado eu trabalho ate 12:00 eu não compareço as aulas...

A pedido disso quero que se vc puder entender o meu lado marcasse outro horario ou coisa assim ou então passasse uns trabalhos no lugar de prsença e participação nas aulas de educação fisica.

Silvio Cesar Paulino Junior 1°"B"

 
On 29 de junho de 2010 às 07:43 , Anônimo disse...

A sustentabilidade relaciona com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.

Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.

A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.

Tais medidas devem ser tomadas neste século XXI, pois as consequências do aquecimento blogal fica cada dia em evidência, sendo que o princípio da sustentabilidade é o bom convivel do ser humano com o meio ambiente em que convive.

De:André Hipólito - 3ºANO "B"

 
On 2 de julho de 2010 às 14:24 , diego disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
 
On 2 de julho de 2010 às 14:27 , diego disse...

Principios de Sustentabilidade

A sustentabilidade assenta nos seguintes princípios:

1 - Prevenção
Em vez de avaliar os danos e tentar repará-los, deve-se evitar a sua ocorrência, controlando as respectivas causas. Metodologias de controlo devem ser integradas nas actividades da comunidade local permitindo identificar actividades com impactes negativos na qualidade de vida da comunidade.

2 - Precaução
Onde se verifique a possibilidade de ocorrência de impactes negativos muito significativos ou significativos e irreversíveis, a ausência de certeza científica não deve ser utilizada para justificar adiamentos ou relegar para segundo plano medidas preventivas de degradação ambiental.

3 - Poluidor-Pagador
É um dos princípios específicos da Lei de Bases do Ambiente (Lei n.º 11/87 de 7 de Abril), prevendo a obrigatoriedade do poluidor em corrigir ou recuperar o ambiente, suportando os encargos daí resultantes, não lhe sendo permitido continuar a acção poluente

4 - Cooperação
Determina a procura de soluções concertadas com outros actores locais, nacionais ou internacionais para os problemas de ambiente e de gestão dos recursos naturais. A cooperação inicial entre todas as partes interessadas no processo de planeamento e implementação de políticas, planos e projectos pode atenuar alguns obstáculos do caminho.

5 - Integridade ecológica
O conceito dos ecossistemas urbanos, avaliar ambientes construídos artificialmente do mesmo modo que os ecossistemas no mundo natural foi introduzido na década de 70. Sustentabilidade significa que não podemos aumentar as nossas necessidades indefinidamente; as políticas têm que ser formuladas de modo a assegurar uma protecção adequada da biodiversidade e a manutenção dos principais processos ecológicos e dos sistemas que suportam a vida.

6 - Melhoria contínua
Determina a necessidade do desenvolvimento de políticas, planos e projectos dinâmicos e flexíveis, reconhecendo a necessidade de adaptações e alterações em qualquer altura, seguindo uma lógica de progressão contínua rumo à sustentabilidade. A este princípio estão associados os conceitos de avaliação e monitorização constantes.

7 - Equidade intra e inter-gerações
Determina a necessidade de assegurar a melhoria da qualidade de vida da população em geral, tanto nas gerações presentes como nas futuras.

8 - Integração
Devem criar-se os meios adequados para assegurar a integração das políticas de crescimentos económico e social e de conservação da natureza, tendo como finalidade o desenvolvimento integrado, harmónico e sustentável.

9 - Democracia
A sustentabilidade deve ser fomentada por processos participativos e permite que a comunidade como um todo tenha o mesmo envolvimento no processo de tomada de decisão.

10 - Subsidariedade
Este princípio implica que as decisões devem ser tomadas ao nível de decisão o mais próximo possível do cidadão.

11 - Envolvimento da comunidade e transparência
Reconhece que a sustentabilidade não pode ser alcançada, nem pode haver um progresso significativo nesse sentido, sem o suporte e o envolvimento de toda a comunidade. O processo de tomada de decisão deve ser claro, explícito e público.

12 - Responsabilização
Aponta para a assunção pelos agentes das consequências, para terceiros, da sua acção, directa ou indirecta, sobre os recursos naturais.
ALUNOS:diego,leonardo,bruno,hudisom,paulo enrrique,maicom.

1ºA