Author: Blog da Jake
•11:36
Sou ariana, nascida no dia 23 de março e mãe de 3 filhas, que me inspiram a prosseguir nesta jornada terrena cada dia com mais afinco, pois todos os meus passos de uma forma ou de outra as envolvem.
Minha formação acadêmica é Licenciatura em Educação Física e graduando em Letras e Administração, tenho muitos planos tanto a nível pessoal como profissional e intelectual.
Este blog foi criado para registrar minhas vivências, na área da educação como também para tornar mais acessível as trocas de experiências, com outros que comungarem pela construção de uma sociedade mais humana, com princípios éticos.
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9 comentários:

On 24 de maio de 2010 às 13:15 , Unknown disse...

Pluralidade
Pluralidade Cultural é um dos temas transversais propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN/MEC).
O desafio da Pluralidade Cultural é respeitar os diferentes grupos e culturas que compõem o mosaico étnico brasileiro e mundial, incentivando o convívio dos diversos grupos e fazer dessa característica um fator de enriquecimento cultural.Com ela propomos os respeitar as diferenças, enriquecer-se com elas e, ao mesmo tempo, valorizar a própria identidade cultural e regional. Também lutar por um mundo em que o respeito às diferenças seja a base de uma visão de mundo cada vez mais rica para todos nós. Essas são as questões mais importantes que o século XXI suscita e sobre a qual cada um de nós pode e deve refletir...
Todas as culturas humanas criaram modos de viver coletivamente, de organizar sua vida política, de se relacionar com o meio ambiente, de trabalhar, distribuir e trocar as riquezas que produzem. Mais ainda, todos os povos desenvolveram linguagens, manifestações artísticas e religiosas, mitologias, valores morais, vestuários e moradias.Assim, a pluralidade cultural indica, antes de tudo, um acúmulo de experiências humanas que é patrimônio de todos nós, pois pode enriquecer nossa vida ao nos ensinar diferentes maneiras de existir socialmente e de criar o futuro.
Dentro da Pluralidade Cultural abrimos espaço para estudar sobre preconceito, racismo,o índio, imigração, as diversas religiões, como o judaísmo,o catolicismo,os protestantes, e o islamismo.




Alunos: Rodrigo Brendo Lima de Silva e Lucas Lopes de Araujo.
Série:7ªA e 8ªA

 
On 20 de junho de 2010 às 18:10 , Jamylly Martins disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
 
On 20 de junho de 2010 às 18:12 , Jamylly Martins disse...

Escola: O Pequeno Principe
Professora: Jaqueline
Disciplina: Ed. Física
Assunto: Principio da Sustentabilidade
Alunos: Jamylly Martins N° 25
Leticía Cordeiro N°32
Lucas dos Santos N°33
Silvana Pureza N°41
Série: 3ª Ano Turma: "A" Turno: Vespertino
 

"PRINCÍPIO DE SUSTENTABILIDADE"

Um dos grandes desafios do movimento pela sustentabilidade é tomar o cuidado para não "reinventar a roda" a cada desafio que encontra.
Muitas pessoas, organizações e empresas que estão buscando ter um comportamento mais sustentável, ou seja, ambientalmente correto, socialmente correto e economicamente justo, tem dificuldade em saber por onde começar. Este princípio relaciona-se com o conceito de desenvolvimento sustentável.
Segundo a Comissão Brundtland (1987), o Desenvolvimento Sustentável é o desenvolvimento que permite alcançar as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de alcançarem as suas próprias necessidades.
O modelo de desenvolvimento sustentável é, assim, aquele que internaliza os custos ambientais e sociais na economia e que substitui a primazia da economia pelo equilíbrio das dimensões ambiental, social e económica.
Face à degradação dos recursos naturais e à pobreza e exclusão social que afectam uma boa parte da população, as Nações Unidas fixaram, primeiro na Conferência do Rio (1992) e depois na Cimeira de Joanesburgo (2002), metas globais no domínio do desenvolvimento sustentável, designadamente: a redução a metade, até 2015, do número de habitantes em situação de pobreza extrema; a redução a metade, até 2015, do número de habitantes sem acesso a água potável e saneamento;
a restauração dos stocks de pescado em extinção até 2015; a eliminação dos produtos químicos mais danosos para o ambiente e a saúde pública até 2020; a atribuição, por parte dos países desenvolvidos, de pelo menos 0,7% do PIB em assistência aos países em vias de desenvolvimento.
A União Europeia aprovou uma Estratégia Europeia para o Desenvolvimento Sustentável, identificando metas e calendários, e um conjunto de indicadores de desenvolvimento sustentável à luz dos quais se procede anualmente, na Cimeira da Primavera, à avaliação de desempenho da UE e dos Estados-Membros.

O princípio da sustentabilidade, embora seja um conceito antropocêntrico, possui adimensão crítica da necessidade de co-evolução do ser humano e demais formas de vida, com e no meio ambiente natural e ambiente antrópico, como o expressa tão bem Fritjof Capra, em sua obra.
A Teia da Vida, onde ressalta a necessidade da alfabetização ecológica da humanidade; ou seja, de uma prática educativa transdisciplinar que seja precursora de um novo ser humano que possua de forma marcante e inegável, a percepção e a consciência da interdependência entre os
sistemas bióticos e abióticos em seus vários níveis de relações.
A sustentabilidade, é percebida como um exercício de simbiose e cooperação.
Assim, temas como poluição, biodiversidade, exploração de recursos naturais renováveis e não-renováveis e efeitos climáticos complexos, devem ser relacionados (tanto para análise quanto para a implementação de soluções) ao desemprego, pobreza e riqueza, inovações tecnológicas,
valores culturais, organização política e organização social. Ou seja, as dimensões do social e do natural estão imbricadas de tal forma, que o modo de apreensão desses eventos é de fundamental importância, isto é, a percepção do observador (científico ou não) enquanto criador/produtor,processo e criatura/produto.

 
On 25 de junho de 2010 às 17:04 , Unknown disse...

Alunos: Douglas Alexssander 1°B
Gabriel 1°B
Vitor Macedo 1°B
Emerson 1°B
Gustavo Henrique 1°c
Bruno Sousa 1°c

O pensamento complexo emerge como sendo a construção de um metro de abordagem que permite tratar das questões ambientais, apartir de uma ótica trasdiciplinar. O principio da sustentabilidade surge como sendo um principio mestre de uma nova organização social que começa a ser enunciada como nessesária para a subervivência. Nesse trabalho podemos ver que assim, temas como:
Poluição, Biodivercidade, exploração de recursos naturais, renovaveis e não renovaveis, e efeitos climaticos e efeticos.
Esse tema tem o intuito critico de modificar entendimento da percepção atual de um mundo posto ao dominio humano, para uma percepção de eco evolução entre o homem e a natureza.

 
On 2 de julho de 2010 às 14:19 , samy do ROCK disse...

Silmara
Samara
Sabrina
Daniela
Duany
Josiane
Thais 2 ano c

Se a geração de hoje não se preocupa com a sustentabilidade do meio em que vive sertamente as gerações vindouras sofrerão grandes consequências.
A população vem almentando consequentimente a quantidade de lixo também,e as industrias que poluem não so mente o ar mas também os rios vem cresendo e as politicas publicas vem diminuindo e as consequêcias das pessoas em relação sustentabilidade também.

 
On 27 de agosto de 2010 às 07:27 , Conectados disse...

Oi... mocinha...

Como faço para seguir seu blog? Não vi este espaço. Aproveite e visite o meu - feito obrigatoriamente na ativ. da puc - midiasemfoco.blogspot.com

p.s. poste mais dos seus textos poéticos...

Bj,

Robe

 
On 16 de setembro de 2010 às 10:10 , £arvin disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
 
On 29 de setembro de 2010 às 09:36 , Unknown disse...

PEQUENO PRINCIPE
PROF° JAQUELINE
ALUNOS: ALDO, SAMILA, SALATIEL, EXPEDITO, FRANCIELTON E JUVENAL
Diversidade cultural
A diversidade cultural são diferenças culturais que existem entre o ser humano. Há vários tipos, tais como: a linguagem, danças, vestuário e outras tradições como a organização da sociedade. A diversidade cultural é algo associado à dinâmica do processo associativo. Pessoas que por algumas razões decidem pautar suas vidas por normas pré-estabelecidas tendem a esquecer suas próprias idiossincrasias. Em outras palavras, o todo vigente se impõe às necessidades individuais. O denominado "status quo" deflagra natural e espontaneamente, e como diria Hegel, num processo dialético, a adequação significativa do ser ao meio.
O termo diversidade diz respeito à variedade e convivência de idéias, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente. Cultura (do latim cultura, cultivar o solo, cuidar) é um termo com várias acepções, em diferentes níveis de profundidade e diferente especificidade. São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço/tempo. Se refere a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e "preenchem" a sociedade. Explica e dá sentido a cosmologia social, é a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.
A idéia de diversidade está ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de visão ou de abordagem, heterogeneidade e variedade. E, muitas vezes, também, pode ser encontrada na comunhão de contrários, na intersecção de diferenças, ou ainda, na tolerância mútua. A diversidade cultural é complicada de quantificar, mas uma boa indicação é pensar em uma contagem do número de línguas faladas em uma região ou no mundo como um todo. Através desta medida, há sinais de que podemos estar atravessando um período de declínio precipitado na diversidade cultural do mundo. Pesquisa realizada na década de 1990 por Luã Queiros (Professor Honorário de Linguística na University of Wales, Bangor) sugeriu que naquela época em média, uma língua caía em desuso a cada duas semanas. Ele calculou que se a taxa de mortalidade de línguas continuasse até o ano 2100, mais de 90% dos estilos falados atualmente no mundo serão extintos.

 
On 7 de outubro de 2010 às 16:46 , Unknown disse...

A importância é se desenvolver na cultura do “ser” e não do "ter". Eu acho que essa cultura é muito interessante, porque ela resgata as ancestralidade, as tradições. Ela vai contracenando com um conjunto de outras culturas importantes para ir, assim, formatando todo um país. No caso do Brasil por exemplo é importante resgatar nossa cultura , por ter sido uma nação que foi tão abandonada durante muitos anos e sempre que ainda hoje sofre pois nós nos inspiramos em outros modelos que não são resultado da nossa vivência e experiência.
A cultura é fundamental para a formação de uma pessoa. A cultura abre a mente, amplia horizontes e faz com que uma pessoa cresça, queira saber mais e colocar em prática todo seu aprendizado. Povo sem cultura é povo manipulável, facilmente enganado.
É através do resgate cultural que nos diferenciamos de outros povos e assumimos a nossa própria identidade. A cultura faz do homem humano, eleva-o e prepara seu espírito; fortalece o caráter e o respeito aos semelhantes e estimula-o para a evolução. Se não existisse a cultura a humanidade teria de iniciar, todos os dias, do ponto de partida.

Alunas: Érika C. Barbosa, Larissa Novais e Narrayanne Costa
Nº: 07, 22 e 31
Turma: 1º ano “b”