Author: Blog da Jake
•06:47
Acredito que a valorização atribuída a inteligência cognitiva dentro do ambiente escolar é um dos grandes fatores que comungam com o processo de exclusão, que muitas vezes levam a evasão escolar, haja visto, que as habilidades de cada pessoa diferenciam-se, neste sentido busquei fazer estudos acerca de outras habilidades que o ser humano pode desenvolver, dentro deste propósito encontrei nas pesquisas de Gardner, o que seria a ponte que levará ao encontro de uma solução mais humana para as gerações vindouras.

A teoria das inteligências múltiplas foi proposta na década de 80 por Howard Gardner, psicólogo e pesquisador da universidade de Harvard. Esta teoria se sustenta na idéia que as pessoas manifestam as mais distintas habilidades. Segundo Gardner, cada indivíduo possui alguns tipos diferentes de capacidade, que caracterizam sua inteligência. Observe as inteligências propostas por ele:

  1. Inteligência lingüísticas: se manifesta na habilidade para lidar criativamente com as palavras, em diferentes níveis de linguagem, ela é característica dos poetas;

  2. Inteligências lógico-matemática: é a inteligência que determina a habilidade para o raciocínio lógico-dedutivo e para a compreensão de cadeias de raciocínio;

  3. Inteligências espaciais: corresponde à habilidade de relacionar padrões, perceber similaridades, a inteligência espacial estaria presente em arquitetos e navegadores;

  4. Inteligência musical: é a inteligência que permite a alguém organizar sons de maneira criativa, como Mozart;

  5. Inteligência corporal-cinestésica: cinestesia é o sentido pelo qual percebemos o nosso corpo, envolve o autocontrole corporal quanto a destreza. É capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos utilizando o corporais como atores e dançarinos;

  6. Inteligência interpessoal: inclui a habilidade de compreender as outras pessoas, sobressai-se nos professores, terapeutas e líderes políticos ;

  7. Inteligência intrapessoal: capacidade correlativa, voltada para dentro. Capacidade de formar um modelo acurado e verídico de si mesmo e de utilizar esse modelo para operar efetivamente na vida exemplo desta inteligência podemos citar terapeutas e líderes políticos.

Para Gardner o propósito da escola deveria ser o de desenvolver essas inteligências e ajudar as pessoas a atingirem seus objetivos de ocupação adequados ao seu espectro particular de inteligência. Gardner propõe uma escola centrada no indivíduo, voltada para um entendimento e desenvolvimento ótimos do perfil cognitivo do aluno.

A escola ideal para Gardner baseia-se em algumas suposições: tais como nem todas as pessoas tem os mesmos interesses e habilidades, aprendem de maneira diferentes, ninguém aprende tudo o que é para ser aprendido. O principal desafio da educação é portanto, entender as diferenças no perfil intelectual dos alunos e formar uma idéia de como desenvolvê-lo.

Author: Blog da Jake
•16:31

Instantes


Se eu pudesse viver novamente a minha vida,

Na próxima trataria de cometer mais erros.

Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. (...)

Correria mais riscos, viajaria mais,

Contemplaria, mais entardeceres, subiria mais montanhas

Nadaria mais rios.(...)

Eu era desses que nunca ia a parte alguma

Sem um termômetro, uma bolsa de água quente,

Um guarda-chuva e um pára-quedas.

Se voltasse a viver, viajaria mais leve.(...)

Se tivesse outra vez uma vida pela frente.

Mas, já viram, tenho 85 anos e sei que estou morrendo.


Poesia retirada do livro Corporeidade terceira idade,1998.


Author: Blog da Jake
•09:35

Em minhas horas de folga gosto de exercitar a pintura em tela, a óleo ou acrílica, para isso utilizo as vezes da reprodução como é o caso dessas duas telas, retiradas de uma revista de pintura em tela, outras vezes crio apartir de uma temática. Indico esta atividade para quem é estressadinha como eu, pois esta atividade deixa a pessoa mais leve, além de promover uma higiene mental.
Author: Blog da Jake
•09:06














No dia 21 de setembro de 2009, foi realizado um café da manhã, no Hotel Vale do Itacaiúnas em homenagem ao dia do profissional de Educação Física, ocorrido no dia 1º de setembro, este momento contou com a participação dos profissionais da área, além da presença do Secretário Municipal de Educação e também professor de Educação Física, Ney Calandrine de Azevedo.
Author: Blog da Jake
•08:51

A Casa do Professor realizou no dia 19 de setembro as 19:00 horas, na Praça São Félix, Velha Marabá, a premiação do I Concurso de Poesia do município, com o objetivo de valorizar o profissional de educação, estimulando a produção de poesia por parte dos educadores. Obtive o 2º lugar, com a poesia "Traçando caminhos". Adorei!

Author: Blog da Jake
•08:35

Entre os dias 15 a 19 de setembro de 2009, participei de uma oficina de Dança Contemporânea, denominada O corpo conta história onde desenvolveu-se aulas de danças circulares, contando com a participação de Bailarinos, Arte Educadores, Professores de Educação Física e Coreógrafos. O curso foi ministrado pela professora Marilene, da FUNARTE.
A dança em círculo é uma atividade que une o grupo, o círculo iguala a todos promovendo o alcance da mesma vibração, numa busca pela harmonia e comunhão, é um instrumento de autoconhecimento. Esta atividade pode ser desenvolvida em qualquer faixa etária independentemente da condição social ou religiosa, do preparo físico ou do conhecimento musical.
Dando as mãos no circulo, experimentamos o despertar de nossa consciência corporal e grupal. Alegria, beleza, simplicidade e harmonia são os princípios de uma conversa com o nosso interior.
Author: Blog da Jake
•09:33



Author: Blog da Jake
•19:58
A turma Açaizeiro, integra o curso de Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC, com carga horária de 100 horas, a mesma é composta por professores das Escolas: Salomé Carvalho, Walkise Vianna e Gaspar Vianna e através dos encontros presenciais estuda, debate e realiza questionamentos a cerca do uso pedagógico das ferramentas de tecnologia na educação, além de fotalecer os laços dos participantes deste grupo, tornando a educação com a utilização dos recursos tecnológicos do município de Marabá mais humana e futurista.
Valeu galera!
Author: Blog da Jake
•19:39