Author: Blog da Jake
•17:46











Na França e Holanda, o jogo xadrez faz parte do currículo escolar em função dos benefícios que proporciona. Sua importância vai além do simples entretenimento, pois o jogo de xadrez vem se mostrando uma ferramenta importante para o desenvolvimento infantil. “O xadrez acaba despertando capacidades como memória, agilidade do pensamento, a segurança e o aprendizado na vitória e na derrota, coisas muito importantes no dia a dia das crianças e na formação do individuo”, explica Estevan Matheus, psicólogo.De acordo com o psicólogo a prática do jogo implica no exercício da sociabilidade, da autoconfiança, do raciocínio analítico e sintético e até mesmo da organização estratégica do estudo o que acaba inclusive auxiliando na melhora do rendimento escolar, principalmente em termos de concentração.
Já tem uns 5 anos, que utilizo o jogo de xadrez em minhas aulas de Educação Física, e acredito muito no desenvolvimento alcançado por meus alunos quando os mesmos jogam o xadrez , haja visto que o exercício do raciocínio lógico ou a resolução de problemas encontrado quando se pratica o xadrez, só tem a melhorar também a agilidade o pensamento além é claro, de favorecer saber lidar com o fato de ganhar e de perde, você poderá ter maiores informações sobre este tema nos seguintes sites:
http://bemstar.globo.com/index.php?modulo=terapias_mat&type=4&url_id=1401 ou http://pt.wikipedia.org/wiki/Xadrez.

Movimentos das peças

Cada tipo de peça tem um valor e um movimento diferente. Os movimentos de cada peça são:
Rei: move-se para todas as direções: vertical, horizontal ou diagonal, mas apenas uma casa por lance.
Dama ou Rainha: é a peça mais poderosa do jogo, uma vez que seu movimento combina o da torre e o do bispo, ou seja, pode mover-se pelas colunas, fileiras e diagonal. Em termos de valor, não é comparável a nenhuma outra peça, a não ser a dama adversária.
Bispo: move-se pela diagonal, sendo que nunca poderá mudar a cor das casas em se encontra, uma vez que movendo-se em diagonal, não lhe é permitido passar para uma diagonal de outra cor. O valor do bispo é considerado ligeiramente superior ao do cavalo.
Cavalo: movimenta-se em "L" no tabuleiro (duas casas para em uma direção e uma em outra). O cavalo é a única peça que pode pular sobre as outras, tanto as suas quanto as adversárias.
Torre: movimenta-se em direção reta pelas colunas ou fileiras. A torre é considerada uma peça forte, tendo mais valor que bispo e cavalo.
Peão: movimenta-se apenas uma casa para frente e captura outros peões e peças em diagonal. Caso uma peça ou peão fique na frente do peão, será impossível movê-lo. Somente se alguma peça adversária fique na sua diagonal acima, ele poderá capturá-la e mudar de coluna. No primeiro movimento de qualquer peão, ele poderá mover-se uma ou duas casas, a critério do enxadrista. Ao contrário das peças, o peão não mover-se para trás.
|
This entry was posted on 17:46 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: