Author: Blog da Jake
•11:55
TÉCNICAS DE RELAXAMENTO




Relaxamento é uma técnica utilizada por mim, já há algum tempo e observei que os educandos ao vivenciarem o relaxamento sentem-se uma paz interior e isto tem conseqüências visíveis e significativas na relação com os demais colegas, por este motivo continuo utilizando esta técnica quando o conteúdo abordado é ginástica ou quando os alunos estão muito violentos.

O relaxamento também é um grande aliado para aliviar o estresse. Regula a pressão sanguínea, a respiração e a pulsação libera a tensão muscular e acalma. Existem inúmeras técnicas de relaxamento, tais como massagem, exercícios de respiração e meditação, relaxamento muscular, entre outros tantos podem reduzir a ansiedade e o nível do hormônio do estresse. Se você reservar alguns minutos por dia para relaxar aumentará sua qualidade de vida.

Respiração profunda

O estresse pode ter como conseqüência aumentar a freqüência respiratória tornando-a rápida e superficial. Aprender a respirar profundamente, nos momentos de angustia e ansiedade, ajuda a acalmar a mente e o corpo.

  • Aspire o ar pelo nariz, lenta e profundamente. Conte até dez.

  • Expire pelo nariz, lenta e profundamente. Conte até dez.

  • Concentre-se na respiração e na contagem. Isso evita que as preocupações venham à mente.

  • Repita o exercício de cinco a dez vezes. Faça isso várias vezes por dia, mesmo quando não se sentir estressado, para prevenir-se.

Os indicativos supra-relacionados foram retirados do livro livre-se do estresse. Como viver melhor o dia- a-dia

Relaxamento corporal e mental

Deixa-se uma música relaxante no ambiente de preferência instrumental e Inicia-se o relaxamento numa posição confortável de preferência deitado de costa para o solo, sem cruzar os braços eles devem ser colocados ao do lado do corpo.

inspira-se lentamente e fecha-se os olhos deixando os pensamentos positivos invadirem o seu corpo

Inicia-se o relaxamento com as extremidades do corpo, ou seja relaxando os pés voluntariamente até a cabeça. Cada ponto deverá ser tencionado e em seguida relaxado. Ao findar deste processo eleva-se os pensamentos procurando avaliar o que há de positivo e de negativo, em sua mente. Observa-se a respiração e busca-se mentalmente pensar ou em um ambiente ou em alguém que você gostaria de estar neste momento. Sinta a energia que se estabelece neste encontro, abrace mentalmente este ser. Conclua este momento despedindo-se deste lugar ou desta pessoa, mantenha esse sentimento de bem estar, abra os seus olhos e observe este momento em silêncio, quando achar necessário termine o relaxamento procurando sentar-se .

É interessante que os participantes socializem o que sentiram ao vivenciar esta atividade.



Amenizando o stress diário criando utilitários em biscuit

A confecção de peças em biscuit podem além de propiciar uma renda extra ser uma alternativa para amenizar o stress diário foi por este motivo que comecei a criar peças em biscuit, para a feitura da massa deste tipo de artesanato utilizo uma massa contendo os seguintes ingredientes:

01 xícara (chá) de amido de milho- maisena;

01 xícara (chá) de cola cascorez porcelana fria;

01 colher de (sopa) de vaselina líquida ou óleo de cozinha;

01 colher de (chá) de benzoato de sódio;

01 colher de (chá) de vinagre branco;

Creme para as mãos sem silicone para manusear a massa com maior facilidade.

MODO DE PREPARAR

Numa panela ante-aderente misture a maisena, a cola, a vaselina, o benzoato, vinagre e mexa até obter um creme liso e homogêneo, retire do recipiente, coloque-a sobre uma superfície lisa, deixe descansar por 24 horas no papel filme e guarde-a em um recipiente com tampa.

OBS: PARA COLORIR A MASSA UTILIZE AOS POUCOS TINTA PARA TECIDO DA COR DESEJADA.




GINÁSTICA LABORAL

Desde a Revolução industrial (Inglaterra, século XVIII), o número de funcionários com Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomusculares relacionados ao trabalho (L.E.R./D.O.R.T.) aumentou consideravelmente. Com o advento dos novos processos de produção muitas mudanças consideráveis no ambiente de trabalho ocorreram. que impuseram uma nova rotina aos operários, que geralmente tinham uma vida sedentária, passando muitas horas na mesma posição e quase sempre repetindo movimentos milhares de vezes por dia.
Estatísticas atuais apontam que cerca de quatro milhões de brasileiros encontram-se submetidos a tratamento médico devido as dores provocadas pela postura incorreta no trabalho e pela pressão diária de situações competitivas. Surgiu então a necessidade da criação de atividades que atuem direta e especificamente na prevenção de doenças nos sistemas muscular e nervoso dos trabalhadores. Tal situação fez com que as empresas se preocupassem com a saúde e desempenho de seus funcionários, fazendo com que houvesse uma intervenção por meio da Ginástica Laboral, ministrada por Profissionais de Educação Física.
Aqui em nossa região, já trabalhei durante 1 ano e meio como professora de ginástica laboral, em duas empresas privadas, no ramo automobilístico, as seções eram de 15 minutos sendo que a 1ª seção ocorria as 7:45h da manhã e a segunda as 8:00h da manhã, foi uma experiência muito gratificante e que só veio a contribuir para a minha vida profissional, utilizei de muitos conhecimentos adquiridos em cursos de ginástica alternativas, alongamentos, relaxamentos, massagem relaxante e dinâmicas de grupos.
A Ginástica Laboral é praticada com intervalos de cinco a dez minutos diários. O seu objetivo é proporcionar ao funcionário uma melhor disposição diária além de melhorar a utilização de sua capacidade funcional através de exercícios de alongamento, de prevenção de lesões ocupacionais e dinâmicas de recreação. O programa de atividades deve ser desenvolvido após uma avaliação criteriosa do ambiente de trabalho e de cada funcionário em particular, respeitando a realidade da empresa e as condições disponíveis. De acordo com pesquisas que realizei em periódicos virtuais e impressos, pude constatar que existem dois tipos de Ginástica Laboral: a Preparatória e a Compensatória.

1- A Ginástica laboral preparatória é realizada antes ou logo nas primeiras horas do início do trabalho. Ela é constituída de aquecimentos e ou alongamentos específicos para determinadas estruturas exigidas. O objetivo é aumentar a circulação sanguínea, lubrificar e aumentar a viscosidade das articulações e tendões. Geralmente tem duração de 5 a 10 minutos.

2- A ginástica laboral compensatória é realizada no meio da jornada de trabalho, como uma pausa ativa para executar exercícios específicos de compensação. Praticada junto às máquinas, mesas do escritório e eventualmente no refeitório ou em espaço livre, utilizando exercícios de descontração muscular e relaxamento, visando diminuir a fadiga e prevenir as enfermidades profissionais crônicas. O Profissional de Educação Física, necessita conhecer as áreas de fisiologia do exercício, ergonomia, técnicas de relaxamento, alongamento, segurança do trabalho, medicina ocupacional, massagem e dinâmicas de recreação e lazer.
Planejando uma aula de ginástica laboral

Torna-se interessante usar de alguns recursos tais como o micro-sistem. A importância da música durante a atividade. dependem do objetivo proposto e da finalidade empreitada. Além de tornar as aulas mais agradáveis, a música pode ser um fator importante na adesão ao programa, pois as melodias são escolhidas juntamente com os beneficiários. A ginástica laboral é uma arma contra o sedentarismo, estresse, depressão e ansiedade. Também melhora a flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e resistência, promovendo uma maior mobilidade e postura. Além disto, reduz a sensação de fadiga no final da jornada, contribuindo para uma melhor qualidade de vida do trabalhador. Outro resultado importante da Ginástica Laboral é favorecer o relacionamento social e o trabalho em equipe, desenvolvendo a consciência corporal, pois olado psicológico e social são beneficiados. A Ginástica Laboral é responsável pela redução de despesas por afastamento médico, acidentes e lesões, melhorando a imagem da instituição perante os funcionários e a sociedade, além de aumentar a produtividade e qualidade

Panorama da ginástica laboral na atualidade

Atualmente as empresas estão percebendo cada vez mais a importância da atividade física no ambiente de trabalho como um incentivo ao combate do sedentarismo. A Ginástica Laboral é uma alternativa de menor investimento para as empresas, que proporciona uma oportunidade para muitos trabalhadores vivenciarem a atividade física sem barreiras, tais como: local apropriado, falta de motivação ou falta de um profissional especializado. Outro aspecto importante do panorama atual da Ginástica Laboral é que esta atividade está sendo cada vez mais inserida nos programas de Qualidade de Vida das empresas, refletindo diretamente em suas Certificações de Qualidade de Serviço, como as de ISO.