É consenso que o prazer constitui-se elemento essencial para o desenvolvimento integral do ser humano. Brincando a criança elabora sua imagem corporal possibilitando o germinar da satisfação, da alegria, provocando nesta o bem estar.
É comum encontrarmos, durante o período de férias escolares um grande número de crianças ociosas, demonstrando assim a importância do lazer em nossos dias. A participação em uma colônia de Férias poderá colaborar com os aspectos: afetivos, cognitivos sociais e perceptivos dos participantes.
Proporcionar momentos de descontração, socialização e integração nas atividades sócio-culturais; despertar o interesse pela preservação ambiental; ou simplesmente propiciar momentos de ludicidade, estes objetivos podem estar embutidos nas atividades desenvolvidas em um projeto de Colônia de Férias.
Dentre as atividades que podem ser desenvolvidas num evento como este posso citar como as mais interessantes e que geralmente agradam ao público infanto-juvenil:
Brinquedoteca: diversidade de brinquedos e joguinhos
Brincadeiras com brinquedos infláveis
Piscina para criança
Grandes jogos na quadra
Sala de artes: desenho, pintura e modelagens
Sala de vídeo: filmes infantis e juvenis
Gincanas
Outro fator que deve ser observado é o tempo de duração da colônia que pode ser de meio período, ou período integral, as regras de convivência, as refeições a serem servidas sempre sob os cuidados de uma nutricionista, o atendimento médico prestado e a segurança dos colonins são situações que devem ser pensadas quando se pretende realizar uma colônia.
0 comentários: