A identidade cultural de um povo também resulta da maneira como as pessoas se relacionam no espaço que habitam, ou seja, do modo como organizam esses espaços territoriais.
Dentro desta perspectiva reflita e discuta com seu grupo qual a importância da cultura para os seres humanos.
Todo este prévio cenário histórico, nos faz ser um povo de uma miscigenação diversificada devido a forma com que cada componente formador agrupou-se. A herança de ritmos, comida, artefatos e trejeitos, advindas dos povos indígenas e negros foram incorporadas e aceitas em nosso meio, porém no que diz respeito aos credos e crenças expoente maior destes povos, foram e são amputados e discriminados a ponto de depois de 100 anos de separação da ocorrência legal da abolição da escravatura ainda vermos os semelhantes constrangendo, discriminando e as vezes até impondo poder de vida e de morte aqueles considerados menores, por possuírem cor e filosofia de vidas diferenciadas, nesta perspectiva, reflita com seu grupo como amenizar esta situação.
No mês de agosto foi lançado mais um veículo de comunicação da Escola O Pequeno Príncipe denominado O Diário da Escola O Pequeno Príncipe, que tem por objetivo melhorar a comunicação e a informação dentro do ambiente educacional.
A capacidade de criar é estimulada quando aumentamos e diversificamos nossos conhecimentos, fazendo com que as associações de idéias, ocorram de uma forma mais dinâmica e direcionada, dando abertura para novos conceitos e pontos de vista de forma única comungando com a originalidade.
Alguns autores acreditam que o potencial criativo tenha início na infância. Quando as crianças são incentivadas pelos pais, tendem a ser adultos ousados, propensos a agir de forma inovadora. O inverso também parece ser verdadeiro.
Quando as pessoas sabem que suas ações serão valorizadas, parecem tender a criar mais. O medo do novo ou o apego aquilo que se conhece melhor são fatores desfavorecedores do processo criativo.
Durante o processo criativo, frequentemente distinguem-se os seguintes estágios:
• Percepção do problema. O primeiro passo no processo criativo e envolve o "sentir" do problema ou desafio.
• Teorização do problema. Depois da observação do problema, o próximo passo é convertê-lo em um modelo teórico ou mental.
• Considerar/ver a solução. Este passo caracteriza-se geralmente pelo súbito insight da solução. Muitos destes momentos surgem após o estudo exaustivo do problema.
• Produzir a solução. A última fase é converter a idéia mental em idéia prática, considerada a parte mais difícil, no estilo "1% de inspiração e 99% de transpiração".
• Produzir a solução em equipe. Fase comum que ocorre nas empresas e organizações quando prescisam, tanto diagnosticar ou superar um problema quanto inovar produtos, serviços e processos.
INTELIGÊNCIAS MULTIPLAS
Gardner iniciou a formulação da ideia de "inteligências múltiplas" com a publicação da obra "The Shattered Mind"(1975). Ele sustenta que as inteligências não são objetos que possam ser quantificados, e sim, potenciais que poderão ser ou não ativados, dependendo dos valores de uma cultura específica, das oportunidades disponíveis nessa cultura e das decisões pessoais tomadas por indivíduos, familiares ou pessoas que mantenham contato com as mesmas, maiores esclarecimentos entre no site http://pt.wikipedia.org/wiki/Inteligências_múltiplas .
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Goleman definiu inteligência emocional como:
"...capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos." (Goleman, 1998)
De acordo com o este autor a inteligência emocional é a maior responsável pelo sucesso ou insucesso dos indivíduos, podendo ser categorizada em cinco habilidades:
1 Auto-Conhecimento Emocional - reconhecer as próprias emoções e sentimentos quando ocorrem;
2 Controle Emocional - lidar com os próprios sentimentos, adequando-os a cada situação vivida;
3 Auto-motivação - dirigir as emoções a serviço de um objetivo ou realização pessoal;
4 Reconhecimento de emoções em outras pessoas - reconhecer emoções no outro é ter empatia de sentimentos.
5 Habilidade em relacionamentos inter-pessoais - interação com outros indivíduos utilizando competências sociais, cruciais para o trabalho em equipe.

"Eu sou como a garça triste
"Que mora à beira do rio,
"As orvalhadas da noite
"Me fazem tremer de frio.
"Me fazem tremer de frio
"Como os juncos da lagoa;
"Feliz da araponga errante
"Que é livre, que livre voa.
"Que é livre, que livre voa
"Para as bandas do seu ninho,
"E nas braúnas à tarde
"Canta longe do caminho.
"Canta longe do caminho.
"Por onde o vaqueiro trilha,
"Se quer descansar as asas
"Tem a palmeira, a baunilha.
"Tem a palmeira, a baunilha,
"Tem o brejo, a lavadeira,
"Tem as campinas, as flores,
"Tem a relva, a trepadeira,
"Tem a relva, a trepadeira,
"Todas têm os seus amores,
"Eu não tenho mãe nem filhos,
"Nem irmão, nem lar, nem flores".
Castro Alves

O ser humano é o único capaz de destruir os demais seres, buscando freneticamente o consumismo e poder, iniciamos um processo de auto-destruição, neste sentido, havemos de buscar a desconstrução da dicotomia homem / natureza, para que possamos ter consciência, que não somos aparte desta e sim que somos parte da mesma, pois todas as espécies são ecologicamente integradas umas com as outras, fazendo necessário a discusão sobre as problemáticas que envolvem o meio.
O ambiente natural se contrasta com o ambiente construído, porém devemos ter em vista uma arquitetura sustentável, onde ocorra o aproveitamento de estruturas pré-existentes e o planejamento territorial valoriza a proteção dos contornos naturais. A ausência de um planejamento urbano pode levar a consequências consideravelmente sérias para o ecossistema global, neste sentido, há necessidade de buscar meios que possam amenizar a incidência de povoamento desordenado, para que a sociedade direcione-se para uma melhor qualidade de vida.
O aquecimento global, está sendo estudado por um grande consórcio global de cientistas, que estão cada vez mais preocupados com os efeitos em potenciais a longo prazo do aquecimento global em nosso ambiente natural e no planeta.
Diariamente as cidades consomem milhões de toneladas de todos os tipos de materiais: sólidos, líquidos e gasosos. Todos estes materiais são extraídos da natureza, com isto as cidades também produzem milhões de toneladas de lixo ou rejeitos. Os cidadãos precisam refletir sobre seus hábitos pois estamos acostumados a viver sem perceber o montante de lixo que produzimos diariamente.
Todas estas questões são problemáticas que nos dizem respeito, pois todas são consequências de nossa ação ao meio, necessitamos perceber o quanto antes a necessidade de termos uma mudança de hábitos, para que possamos retardar a destruição do potencial de vida em nosso planeta, não nos esquecendo que fazemos parte desta categoria.

O teatro de sombras é uma técnica milenar chinesa muito versátil, que desperta sensações deslumbrantes e de encantamento, esta técnica estimula a criatividade natural da criança, promovendo nesta o gosto pelo oposto entre a fantasia e a realidade. No dia 01 de junho os alunos da Escola Dr. José Cursino de Azevedo, através da disciplina de Educação Física, apreciaram o conto de Marina Colasanti, A moça tecelã, representado através da técnica do teatro de sombras, por duas alunas da escola Lidiane e Késia.

Observa-se que o consumismo desenfreado é o agente estimulador para a produção de diversos utensílios que irão gerar resíduos, como: materiais tecnológicos, utilitários, vestuários entre outros. Como podemos observar todos nós estamos de um jeito ou de outro ligados por ações e reações, então porque não procurar encontrar outras formas de reutilização para os utensílios que não queremos ou procurar reciclar materiais recicláveis, pois o lixo é um dos maiores problemas ambientais do nosso planeta. Pensando em refletir sobre estas questões convido os alunos do ensino médio do turno da tarde, que realizem pesquisas sobre os princípios que regem a sustentabilidade e postem um resumo do entendimento sobre esta temática, no espaço para comentário, logo abaixo.

Pluralidade Cultural é um dos temas transversais propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN/MEC).
O desafio da Pluralidade Cultural é respeitar os diferentes grupos e culturas que compõem o mosaico étnico brasileiro e mundial, incentivando o convívio dos diversos grupos fazendo dessa característica um fator de enriquecimento cultural. O respeito as diferenças, valorização da identidade cultural e regional, refletir sobre a convivência são questões levantadas por este documento. Pensando nisso proponho que haja leituras sobre estas temáticas e que vocês postem seus comentários no espaço abaixo. Bom trabalho.





Nos dias 10 e 11 de abril ocorreu no município de Marabá a 8ª Exposição de Orquídeas. A exposição foi promovida pela Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) e Sociedade de Orquidófilos desta cidade. Foi um evento memorável e eu que sou uma amante das flores não fiquei de fora deste momento ímpar e fui lá presenciar.
As orquídeas, possuem uma longevidade bem interessante, tornando-se perfeitas para diversas ocasiões, elas costumam atrair a a atenção de imediato, pois são flores exóticas, elas possuem uma grande variedade, existem cerca de 30.000 variedades de Orquídeas, muito diferentes com rara beleza, a mais cobiçada das flores ornamentais traduz a delicadeza e graciosidade, representando o amor e a beleza requinte e força.
Sejam bem vindo, alunos dos primeiro anos do ensino médio da Escola O Pequeno Príncipe, do turno da tarde, a chegada da adolescência provoca inúmera mudanças em nossas vidas e estas mudanças estão estreitamente ligadas ao biológico e ao emocional. Foi pensando em refletir sobre as questões de nossa emoção que o psicólogo Daniel Goleman, referendou os níveis de inteligência emocional, para que conhecedores destes, pudessemos melhor lidar com as nossas emoções e com as emoções das pessoas que que relacionam conosco, neste sentido, o estudo e a percepção desta situação poderá dar uma melhor qualidade em nossos relacionamentos pessoais, para maiores informações acesse o site:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Intelig%C3%AAncia_emocional
Postem seus comentários acerca deste assunto.
Olá Galera da Escola O Pequeno Príncipe dos segundos e terceiros anos do turno da tarde após estudos realizados acerca da linguagem corporal, podemos observar que a nossa expressão corporal é fortemente ligada ao nosso psicológico, sendo muito observada em nossas relações com os outros, em alguns casos são utilizadas para avaliar nosso perfil enquanto profissionais. Ciente da importância deste conhecimento para nossa vida pessoal e profissional e procurando propiciar um conhecimento ampliado nesta área dê suas contribuições acerca da linguagem corporal e visite o site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Linguagem_corporal para melhorar seus conhecimentos. Bom trabalho.










Entre os dias 15/03/2010 à 30/03/2010, ocorreram inúmeras ações do Projeto Reconhecendo a Pluralidade Cultural, desenvolvido na Escola Dr. José Cursino de Azevedo, projeto este que objetiva valorizar a diversidade cultural numa perspectiva de respeito as diferentes manifestações culturais. Dentre as atividades desenvolvidas ocorreram:
DIA 15/03 TORNEIO DE QUEIMADA
DIA 16/03TORNEIO DE FUTSAL
DIA 29/03 PINTURA DO MURAL COLETIVO DENOMINADO DIVERSIDADE
DIA 30/03 XADREZ HUMANO
DIA 31/03 ARRECADAÇÃO DE DONATIVOS DE HIGIENE PESSOAL E LIMPEZA PARA O LAR SÃO VICENTE QUE ATENDE IDOSOS SITUADO NA FOLHA 06.




Com o objetivo de reconhecer o patrimônio cultural de nosso município ocorreu no dia 01 de março de 2010 a segunda edição do City-tur da Escola Dr. José Cursino de Azevedo. O início desta atividade ocorreu as 08:00 horas da manhã e contou com a participação de 29 alunos do segundo seguimento do ensino fundamental, dos turnos da manhã e tarde. Esta atividade abarcou os seguintes trajetos: Ginásio da Folha 16, UFPA, Fundação Casa da Cultura, Biblioteca Municipal de Marabá Orlando Lima Lobo , Orla Sebastião Miranda e Galeria Vitória Barros.