Author: Blog da Jake
•06:47
Acredito que a valorização atribuída a inteligência cognitiva dentro do ambiente escolar é um dos grandes fatores que comungam com o processo de exclusão, que muitas vezes levam a evasão escolar, haja visto, que as habilidades de cada pessoa diferenciam-se, neste sentido busquei fazer estudos acerca de outras habilidades que o ser humano pode desenvolver, dentro deste propósito encontrei nas pesquisas de Gardner, o que seria a ponte que levará ao encontro de uma solução mais humana para as gerações vindouras.

A teoria das inteligências múltiplas foi proposta na década de 80 por Howard Gardner, psicólogo e pesquisador da universidade de Harvard. Esta teoria se sustenta na idéia que as pessoas manifestam as mais distintas habilidades. Segundo Gardner, cada indivíduo possui alguns tipos diferentes de capacidade, que caracterizam sua inteligência. Observe as inteligências propostas por ele:

  1. Inteligência lingüísticas: se manifesta na habilidade para lidar criativamente com as palavras, em diferentes níveis de linguagem, ela é característica dos poetas;

  2. Inteligências lógico-matemática: é a inteligência que determina a habilidade para o raciocínio lógico-dedutivo e para a compreensão de cadeias de raciocínio;

  3. Inteligências espaciais: corresponde à habilidade de relacionar padrões, perceber similaridades, a inteligência espacial estaria presente em arquitetos e navegadores;

  4. Inteligência musical: é a inteligência que permite a alguém organizar sons de maneira criativa, como Mozart;

  5. Inteligência corporal-cinestésica: cinestesia é o sentido pelo qual percebemos o nosso corpo, envolve o autocontrole corporal quanto a destreza. É capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos utilizando o corporais como atores e dançarinos;

  6. Inteligência interpessoal: inclui a habilidade de compreender as outras pessoas, sobressai-se nos professores, terapeutas e líderes políticos ;

  7. Inteligência intrapessoal: capacidade correlativa, voltada para dentro. Capacidade de formar um modelo acurado e verídico de si mesmo e de utilizar esse modelo para operar efetivamente na vida exemplo desta inteligência podemos citar terapeutas e líderes políticos.

Para Gardner o propósito da escola deveria ser o de desenvolver essas inteligências e ajudar as pessoas a atingirem seus objetivos de ocupação adequados ao seu espectro particular de inteligência. Gardner propõe uma escola centrada no indivíduo, voltada para um entendimento e desenvolvimento ótimos do perfil cognitivo do aluno.

A escola ideal para Gardner baseia-se em algumas suposições: tais como nem todas as pessoas tem os mesmos interesses e habilidades, aprendem de maneira diferentes, ninguém aprende tudo o que é para ser aprendido. O principal desafio da educação é portanto, entender as diferenças no perfil intelectual dos alunos e formar uma idéia de como desenvolvê-lo.

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