I – JUSTIFICATIVA:
A identidade cultural de um povo também resulta da maneira como as pessoas se relacionam no espaço que habitam, ou seja, do modo como organizam esses espaços territoriais.
A escola enquanto instituição fomentadora do saber formal e ambiente pesquisador de nossa cultura necessita promover o estudo das diferentes facetas de nossa tradição garantindo através das disciplinas que compõem o currículo básico, a devida leitura e intervenção de nosso saber popular.
Para tanto elaborou-se este projeto que tem uma ação interdisciplinar e humanizadora e será desnvolvido durante o ano letivo de 2009.
II – OBJETIVO GERAL:
Valorizar a diversidade cultural numa perspectiva de respeito mútuo.
III – METODOLOGIA
Visando uma abordagem significativa no que se refere ao desenvolvimento do projeto em questão, serão considerados os conhecimentos que o educando possui sobre a cultura e as raízes etnicas onde serão abordados aspectos abaixo relacionados:
•História da formação do povo brasileiro;
•Herança cultural (danças, rítmos, lendas religiosidade,etc);
•Estudos voltados a relação inter-pessoal (inteligência emocional e repeito as diferenças);
•Criação de coreografias que abordem problemáticas sociais, expressões de cultura étnicas, danças modernas e contemporâneas;
•Montagens teatrais com temas de relevância social;
• Passeios a pontos culturais do município de Marabá;
•Torneios com as modalidades abordadas nos semestres, numa proposta inclusiva e de respeito ao outro;
•Gincanas voltadas aos aspectos da cultura partindo da local, valorizando as criações dos educandos nos diversos nuances artisticos.
Todo este processo culminará numa exposição e mostra dos conteúdos e atividades desenvolvidas no decorre do ano letivo e será realizada no final do 2º semestre.
A identidade cultural de um povo também resulta da maneira como as pessoas se relacionam no espaço que habitam, ou seja, do modo como organizam esses espaços territoriais.
A escola enquanto instituição fomentadora do saber formal e ambiente pesquisador de nossa cultura necessita promover o estudo das diferentes facetas de nossa tradição garantindo através das disciplinas que compõem o currículo básico, a devida leitura e intervenção de nosso saber popular.
Para tanto elaborou-se este projeto que tem uma ação interdisciplinar e humanizadora e será desnvolvido durante o ano letivo de 2009.
II – OBJETIVO GERAL:
Valorizar a diversidade cultural numa perspectiva de respeito mútuo.
III – METODOLOGIA
Visando uma abordagem significativa no que se refere ao desenvolvimento do projeto em questão, serão considerados os conhecimentos que o educando possui sobre a cultura e as raízes etnicas onde serão abordados aspectos abaixo relacionados:
•História da formação do povo brasileiro;
•Herança cultural (danças, rítmos, lendas religiosidade,etc);
•Estudos voltados a relação inter-pessoal (inteligência emocional e repeito as diferenças);
•Criação de coreografias que abordem problemáticas sociais, expressões de cultura étnicas, danças modernas e contemporâneas;
•Montagens teatrais com temas de relevância social;
• Passeios a pontos culturais do município de Marabá;
•Torneios com as modalidades abordadas nos semestres, numa proposta inclusiva e de respeito ao outro;
•Gincanas voltadas aos aspectos da cultura partindo da local, valorizando as criações dos educandos nos diversos nuances artisticos.
Todo este processo culminará numa exposição e mostra dos conteúdos e atividades desenvolvidas no decorre do ano letivo e será realizada no final do 2º semestre.
0 comentários: