Author: Blog da Jake
•13:25
Segundo Daniel Goleman, psicólogo, as pessoas necessitam desenvolver as seguintes habilidades emocionais:
  • Auto-conhecimento emocional ou auto-consciência: conhecimento que o ser humano tem de si próprio, de seus sentimentos ou intuição sendo fundamental para ter confiança em si mesmo.
  • Controle emocional - capacidade de gerenciar sentimentos: a pessoa que sabe controlar seus sentimentos se dá bem com as pessoas que com quem se relaciona.
  • Auto - motivação ou otimismo: por as emoções a serviço de uma meta, tendo consciência que todos os problemas são contornáveis.
  • Reconhecer as emoções nos outros - empatia:saber se colocar no lugar do outro, perceber o outro, captar o sentimento do outro.
  • Habilidade em relacionamentos inter-pessoais ou aptidão social: saber lidar com as emoções do grupo, sendo capaz de trabalhar em equipe .
Persebi que há necessidade de se trabalhar não só na vida pessoal mais também em sala de aula com os educandos e com os próprios colegas de trabalho o uso da inteligência emocional, pois assim talvez, possamos amenizar os conflitos ocorridos no meio educacional ao qual estamos inseridos.
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6 comentários:

On 11 de abril de 2010 às 05:52 , Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
 
On 11 de abril de 2010 às 05:55 , Unknown disse...

Escola: O Pequeno Principe
Série: 1° "A" (Tarde)
Alunos: Túlio, Daniel, Marcio, Osvaldo e Jean

A inteligência emocional aplicada ao esporte

No livro “Inteligência Emocional”, lançado no Brasil pela editora Objetiva, o psicólogo Daniel Goleman classifica o controle emocional como o diferencial entre sucesso e fracasso na vida de qualquer um. Segundo o autor, “a incapacidade de observar nossos próprios sentimentos nos deixa à mercê deles”. Portanto, a preparação no aspecto psicológico pode ser um fator preponderante para o desempenho esportivo.
“A inteligência emocional caracteriza a maneira como as pessoas lidam com suas emoções e com as das pessoas ao seu redor. Isto implica autoconsciência, motivação, persistência, empatia e entendimento e características sociais como persuasão, cooperação, negociações e liderança. Esta é uma maneira alternativa de ser esperto, não em termos de QI, mas em termos de qualidades humanas do coração”, explica Goleman em seu livro.
Para um atleta atingir um estágio de inteligência emocional, contudo, ele precisa atender a cinco aspectos. Só a partir disso é que ele pode garantir que o lado psicológico não vai ter interferência em seu rendimento em campo.
O primeiro ponto fundamental para a inteligência emocional no futebol é o atleta conhecer seus sentimentos. As pessoas que se conhecem se sentem mais à vontade para tomar decisões e isso só acontece com um processo contínuo de atenção, paciência e dedicação.
Depois de conhecer suas emoções, o atleta profissional precisa saber lidar com isso. A inteligência emocional torna fundamental um controle da irritabilidade e da ansiedade, bem como uma aceitação perante aos problemas ou simplesmente sentimentos negativos.
Outro ponto importante para um atleta atingir um estágio de inteligência emocional é a capacidade de se automotivar. O esportista mais bem sucedido invariavelmente é o que consegue utilizar suas emoções para se aproximar das metas.
É só a partir do controle emocional e da manutenção da motivação que um atleta consegue reprimir a impulsividade e manter a meta como diretriz principal de sua carreira e sua vida.
O quarto aspecto fundamental para a inteligência emocional é a empatia (reconhecer as emoções dos outros). Segundo Goleman, aliás, essa é a aptidão pessoal mais importante para qualquer relacionamento.
A empatia gera altruísmo e faz com que as pessoas estejam muito mais suscetíveis aos problemas dos outros, sempre prontos para manipular as emoções de uma forma positiva.
Para terminar, o quinto ponto importante para a inteligência emocional é admitir as diferenças dos outros e aprender a conviver com essa diferença. A interação entre pessoas psicologicamente distintas sem que aja uma agressão (psicológica) entre elas é um desafio que só pode ser alcançado a partir de um comportamento que possibilite desabafar e ouvir sempre que preciso.

Marabá – PA

 
On 25 de abril de 2010 às 08:49 , Unknown disse...

O PEQUENO PRINICPE 3ºA
DISCENTE: SILVANA P. PINHEIRO



INTRODUÇÃO

Os conceitos de inteligência, de poder pessoal e de competência profissional vêm sofrendo grandes mudanças nos últimos anos. Em passado não muito distante, as organizações avaliavam seus funcionários buscando principalmente descobrir suas competências técnicas e o QI, quociente de inteligência. Eram critérios objetivos, e serviam de base para contratações, promoções e dispensas. No entanto, a realidade das organizações tem demonstrado, cada vez mais claramente, que estes critérios estão superados e que os comportamentos relacionados à inteligência emocional são os grandes responsáveis pelo sucesso e o desempenho superior dos profissionais.
A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
A Inteligência Emocional está relacionada a habilidades tais como motivar a si mesmo e persistir mediante frustrações; controlar impulsos, canalizando emoções para situações apropriadas; praticar gratificação prorrogada; motivar pessoas, ajudando-as a liberarem seus melhores talentos, e conseguir seu engajamento a objetivos de interesses comuns. Palavras de Gilberto Vitor.
A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA ESCOLA
Em toda e qualquer profissão que escolhamos, nos relacionamos com diferentes tipos de pessoas. Não importa o ambiente, a cidade ou país, sempre existirão pessoas dentro das organizações, todas elas diferentes em sua essência. O administrador, mais que qualquer outro profissional, deve ter a consciência que o capital humano é o pilar mestre de uma organização. Preocupado com a formação desse capital humano,
A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO TRABALHO
A inteligência emocional no trabalho tem importância fundamental na atividade laborativa, e dela dependem muito o sucesso e a sobrevivência de uma pessoa no mercado profissional. As emoções quando são adequadamente controladas permitem uma boa produtividade, um bom relacionamento e bem-estar, e são também capazes de gerar mais lealdade e compromisso com o trabalho. A orientação moderna para o sucesso profissional pressupõe que os indivíduos saibam criar condições onde se sintam seguros, motivados, satisfeitos e confortáveis para enfrentar os desafios requeridos por suas realizações pessoais frente ao mesmo. A inteligência emocional está relacionada com o uso inteligente das emoções, inclusive nos aspectos relacionados ao trabalho. Afinal, para efetuá-lo, uma pessoa é envolvida em todos os seus aspectos, inclusive psicológicos.
A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO ESPORTE.
Atleta profissional precisa primeiramente conhecer suas emoções para então ter diferencial em seu trabalho
"A inteligência emocional caracteriza a maneira como as pessoas lidam com suas emoções e com as das pessoas ao seu redor. Isto implica autoconsciência, motivação, persistência, empatia e entendimento e características sociais como persuasão, cooperação, negociações e liderança. Esta é uma maneira alternativa de ser esperto, não em termos de QI, mas em termos de qualidades humanas do coração", explica Goleman em seu livro.
Para um atleta atingir um estágio de inteligência emocional, contudo, ele precisa atender a cinco aspectos. Só a partir disso é que ele pode garantir que o lado psicológico não vai ter interferência em seu rendimento em campo.

CONCLUSÃO
A Inteligência Emocional é a combinação de emoção, razão e cérebro, e conforme demonstrado chegou a definição de que a Inteligência Emocional é uma contribuição efetiva à gestão empresarial. Uma pessoa que está de bem consigo mesma, pode render muito mais a uma empresa do que uma pessoa que traz todos os seus problemas para a empresa, fazendo com que sua produção caia, e conseqüentemente atrapalhando a todos os outros que trabalhem com essa pessoa.
http ://www.coladaweb.com/administracao/inteligencia-emocional
VÍTOR, Gilberto. Escola de Educação Emocional. http://www.cdic.com.br/emocio.htm

 
On 25 de abril de 2010 às 16:32 , Unknown disse...

Escola: O Pequeno Príncipe
Série: 1° ano A (tarde)
Alunas: Letícia, Stephany, Sara, Talita, Sueyla.

A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO TRABALHO

A inteligência emocional é de suma importância, e principalmente no ambiente de trabalho. Um controle emocional em seu emprego é fundamental e altamente exigido pelo mercado de trabalho.
Uma atitude ou palavra de raiva em seu local de trabalho pode resultar até em demissões. Nossas emoções ficam à flor da pele e por isso não devemos reprimi-las, como fazemos na maioria das vezes e sim, compreendê-las e usar a inteligência emocional a nosso favor, que nos ajudam a praticar técnicas de relaxamento que fazem nossas emoções se controlarem e serem compreendidas.
Daniel Goleman ressalta os pensamentos sobre a inteligência emocional e mostra cinco atitudes que fazem a diferença e faz com que nosso controle emocional se expanda:
-Conhecer as próprias emoções, reconhecer um sentimento quando ele ocorre.
-Lidar com emoções
-Motivar-se
-Reconhecer emoções nos outros
-Lidar com relacionamentos
O grupo entendeu que a Inteligência Emocional é essencial e de alta importância, pois assim os conflitos no ambiente de trabalho diminuem, e a compreensão vai sendo adquirida e a união irá prevalecer.

 
On 29 de abril de 2010 às 14:29 , Unknown disse...

Inteligência emocional



Concluímos que: inteligência emocional está relacionadoa a habilidades tais como motivar a si mesmo e persistir mediante frustações, controlar impulsos, motivar pessoas, ajudando as liberarem seus melhores talentos, e conseguior seu enganjamento a objetivos de interesses comuns.
A melhor maneira de ensinar as pessoas mais inteligências emocionalmente é começar á educal-lás quando ainda são crianças, para um adulto melhorar sua própria inteligência emocional, a primeira tarefa é desaprender e reaprender, devido ao seu fato que seus habitos emocionais foram aprendidos na infância.
Uma das grandes preocupações dos pais hoje em dia, é dar uma educação emocionalmente, ou seja, prepara-lós para enfrentar os desafios com muita força de vontade e dar uma inteligência, e que não venham sofrer consequências com seus próprios atos. E seus filhos possam alcançar uma META.


Escola:O Pequeno Princípe
Alunas: Érica C. Barbosa
Larissa N. Reis
Narrayanne Costa
Turma: 1°ano "B"

 
On 22 de junho de 2012 às 07:44 , Viviane Olmedo disse...

super interessante, mas aquele "persebi" deixou a desejar...